Educação / Pnaic

25 de Setembro de 2015 11h21

Seminário de alfabetização discute inclusão e interdisciplinaridade

25/09/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A Secretaria de Educação de Cuiabá promove neste sábado (26), a partir das 8 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o Seminário inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Pelo menos 800 profissionais da educação da rede municipal de ensino participarão do evento.

Como tema “I Ciclo: o currículo na perspectiva da Inclusão e Interdisciplinaridade”, o seminário tem o objetivo de mobilizar os profissionais da educação para a necessidade de discutir e refletir sobre o currículo no cotidiano da escola e que garantam os direitos de aprendizagens no processo de alfabetização na idade certa.

O seminário será direcionado aos professores alfabetizadores do 1º ciclo, cursistas do programa; professores ouvintes (professor de sala de apoio, articulador, professor de artes, todos que trabalham direto ou indiretamente no processo de alfabetização); e coordenadores pedagógicos.

A programação do evento inclui palestras sobre o Pnaic 2015, proferida pela diretora-geral de Gestão Educacional, Elenir Honório do Amaral, e o “Currículo na perspectiva da Inclusão e Diversidade”, proferida pela coordenadora de Organização Curricular, Maria Benedita. 

O coordenador-adjunto do Pacto na rede municipal, Jorge Gabriel Ramires, explica que o Seminário Inicial do Pnaic busca possibilitar reflexões sobre alfabetização tendo como foco as discussões curriculares acerca do currículo na perspectiva da inclusão e interdisciplinaridade, tema que subsidia a revisão e efetivação do Projeto Político Pedagógico na comunidade escolar.

Pnaic - O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade e até o final do 3º ano do ensino fundamental. 

Além de alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática, o compromisso firmado no pacto garante a formação de todos os professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental e a realização de avaliações anuais.

A formação continuada desses professores iniciou em 2013 e teve duração de dois anos. Em 2013, o curso foi voltado para a Língua Portuguesa, com foco no letramento. Em 2014 o foco da formação foi o conceito básico da Matemática. Em 2015 o trabalho está sendo na área de Ciências Sociais e Naturais.