Educação / CAPACITAÇÃO

30 de Janeiro de 2018 09h45

Semana Pedagógica prossegue em Cuiabá com a realização de oficinas e palestras

30/01/2018

MARIA BARBANT

Luiz Alves

Prossegue nesta terça-feira (30), a programação da Semana Pedagógica da Rede Municipal de Cuiabá. As oficinas e palestras estão sendo realizadas no Hotel Fazenda Mato Grosso (Homat) e no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS) .

Agora pela manhã, das 08 às 12 horas, no Homat, professores do 1º Ciclo das unidades escolares localizadas nas Regionais Sul e Oeste, participam da oficina “O que é ciência afinal? É possível alfabetizar cientificamente?”.

A oficina é conduzida pelo professor e pesquisador Attico Chassot, do Centro Universitário Metodista (IPA), e da Univesidade Regional Integrada do Alto Urugai e das Missões (URI), no Campus de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.

Para o professor e pesquisador “o ato de produzir conhecimento requer, necessariamente, a mudança na forma como vemos a ciência” e, a Ciência é uma construção humana e, a partir do momento que o homem a toma como uma linguagem surge a exigência de uma alfabetização científica.  

A oficina com o professor e pesquisador continua na quarta-feira (31), com os professores do 3º Ciclo, das 08h às 12h, e das 14 à 18horas, com assessores pedagógicos da SME, ambos na FEICS.

Também na FEICS Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) das unidades escolares localizadas nas Regionais Norte e Leste, participam de oficinas com temas variados envolvendo Legislação e habilidades específicas sobre alimentação e técnicas gastronômicas. As oficinas acontecem das 08 às 12h e das 13:30 às 17:30 horas.

Amanhã, nos mesmos horários e local será a vez dos TNE das Regionais Sul e Oeste e na quinta-feira (1º), dos TNE das creches e CMEI.

Nos dias 1º, 2, 5 e 6 de fevereiro, no auditório Maestro China, da SME, acontece a formação para Vigilantes. No Núcleo Comum, serão abordados temas como ética e saúde emocional, e no Núcleo Especifico, a vigilância na perspectiva da Educação. As palestras serão ministradas por profissionais do Departamento de Recursos Humano e do Jurídico, da SME.

Aula inaugural

No dia 15 de fevereiro, no Hotel Fazenda Mato Grosso acontece a Aula Inaugural com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e profissionais da educação da rede pública de ensino de Cuiabá.

A palestra magna terá como tema “Inteligência Emocional”, e será proferida pelo  dr. Jairo de Paula, psicanalista, escritor e conferencista internacional. 

Semana Pedagógica

A Semana Pedagogica é promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio da Diretoria de Educação e suas coordenadorias, com o objetivo de  preparar os servidores para a volta as aulas, no próximo dia 19 de fevereiro, e também para  discutir e finalizar  o  planejamento do ano letivo de 2018.

Cerca de 6.500 profissionais das creches, pré-escola,  educação básica e educadores de jovens e adultos (EJA) estão participando das oficinas e palestras.

 

Confira em anexo a programação completa da Semana Pedagógica.