Educação / PREPAÇÃO PROFISSIONAL

04 de Fevereiro de 2018 08h00

Semana Pedagógica orienta saúde física e psicológica dos profissionais de Educação

04/02/2018

RUAN CUNHA

Gustavo Duarte

Durante a Semana Pedagógica algumas das palestras  foram voltadas para duas importantes funções desempenhadas na Educação Infantil do município. Na última quinta-feira (1º), a capacitação foi direcionada aos Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) e os profissionais Auxiliares de Serviços Gerais (ASG).

As duas profissões receberam orientações referentes à sua própria saúde pessoal, questões fundamentais para o bom desenvolvimento educacional dos mais de 17 mil alunos da Educação Infantil da Capital, segundo os dados de 2017.

O bem estar da saúde do servidor da Educação possui o acompanhamento da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas, entretanto a ação se estende a bem mais que o cuidado técnico, uma vez que o mote de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro prega a valorização do servidor público.

As orientações aos servidores se sementaram entre a parte física, nutricional e psicológica, além das questões administrativas com foco na ética profissional. Os fisioterapeutas da prefeitura abordaram questão ligadas a  postura adequada durante a jornada de trabalho dos TDI e ASG.

De acordo com as indicações, a boa postura é o equilíbrio entre os músculos e o esqueleto, de modo a proteger as estruturas de suporte do corpo (ligamentos e etc) contra lesões ou deformidade, evitando assim a  fatiga e a dor, pois deve ser funcional e esteticamente aceitável.

“Para nós [TDI] é muito importante as instruções de postura porque eu mesma já tive dores e problemas na coluna. Às vezes pegamos a criança no colo de qualquer forma, então essa orientação que recebemos nos ajuda a prevenir esses percalços”, contou Edite Maria Viana, profissional da unidade educacional  Colomba Cacélia Lombardi Dorileo.

A parte psicológica tratou sobre o relacionamento interpessoal entre os colegas de trabalho, questão fundamental para o sucesso do trabalho humano, uma vez que os profissionais lidam diretamente com as crianças no dia a dia.

“Num  clima organizacional satisfatório, tranquilo e onde haja relacionamento saudável entre os colegas de trabalho tudo flui de maneira mais fácil e com mais qualidade”, explicou a psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Rafaella Régis.

Serviços Gerais

Os profissionais de Serviços Gerais tiveram um elemento a mais na programação do quarto dia da Semana Pedagógica. Responsáveis pela limpeza, zelo físico e higiênico da unidade de Educação Infantil, os ASG tiveram palestras de orientações quanto a focos de proliferação do mosquito Aedes aegypt, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com as explanações, as crianças são mais vulneráveis as doenças e, por isso, os cuidados na prevenção do local para a não proliferação do mosquito transmissor devem ser redobrados.

“Onde eu trabalho o terreno é muito acidentado e empoça muita água, então nós devemos ficar muito atentos. Sempre estamos de olho para não deixar nada de vasilhas, copos e nada para o acúmulo de água”, concluiu Margareth Leite dos Santos, servidora da creche João Batista Scalabrini.  

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica é realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), por meio da Diretoria de Educação e suas coordenadorias. O objetivo é  preparar os servidores para a volta as aulas, no próximo dia 19 de fevereiro, e também para  discutir e finalizar  o  planejamento do ano letivo de 2018. Cerca de 6.500 profissionais das creches, pré-escola,  educação básica e educadores de jovens e adultos (EJA) estão participando das oficinas e palestras que começaram no último dia 29 de janeiro e terminam no dia 16 de fevereiro.

s

No dia 15 de fevereiro, também dentro da programação da Semana Pedagógica acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso a Aula Inaugural do Ano Letivo 2018 com a participação do prefeito Emanuel Pinheiro e profissionais da educação da rede pública de ensino de Cuiabá.

A palestra magna terá como tema “Inteligência Emocional”, e será proferida pelo  dr. Jairo de Paula, psicanalista, escritor e conferencista internacional.