Educação / FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO

25 de Janeiro de 2022 12h10

Semana Pedagógica da Escola Cuiabana registra mais de 11 mil visualizações durante abertura nesta terça-feira ( 25)

25/01/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho canal 1

Arquivo

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, abriu na manhã desta terça-feira (25),  a edição 2022 da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana falando sobre os desafios da Educação neste momento pandêmico e as ações da gestão Emanuel Pinheiro para a pasta. Durante a abertura do evento, os canais da Escola Cuiabana registraram 11.360 visualizações. A Semana Pedagógica 2022 está sendo transmitido, online, pelos canais 1 e 2, da Escola Cuiabana, no YouTube. 

O evento formativo, uma ação da Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação, terá ao longo dos próximos dias, até o dia 4/02, quando acontece a Aula Inaugural, palestras, oficinas e conferências, com o objetivo de subsidiar os mais de 8 mil profissionais da Educação do Município no seu trabalho educativo e na realização do planejamento escolar referente ao Ano Letivo.

Na abertura, no canal 1, a secretária Municipal de Educação Edilene Machado deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a dedicação e empenho dos profissionais da Educação. “A Educação de Cuiabá é referência em todo o Brasil em razão do trabalho realizado pelos profissionais. Continuamos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e, estamos superando esse momento de pandemia com excelência impulsionados pelos investimentos realizados pela gestão Emanuel Pinheiro”, salientou a gestora.

Edilene Machado disse que em 2022 o foco da Educação do Município será a  busca ativa dos estudantes e as ações visando a recuperação das habilidades não adquiridas durante quase dois anos de pandemia. A secretária Municipal falou sobre os programas implementados na rede, entre eles o de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o Programa de Melhoria da Proficiência (Promp) e lembrou aos pais que os Kits de Material Escolar serão entregues para os 54 mil estudantes da rede, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, na primeira semana de aula. A gestora disse ainda que as entregas iniciadas em 2021, dos notebooks e mesas tabletes para os professores, os Técnicos em Desenvolvimento Infantil terão continuidade e anunciou uma novidade direcionada aos estudantes, os Laboratórios Móveis que darão suporte as atividades em sala de aula.

Representando a Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Lilo Pinheiro falou sobre a parceria do legislativo com a Prefeitura de Cuiabá e a iniciativa privada, que viabilizaram a entrega, no ano passado, das obras de reforma do Centro de Atendimento ao Autista, localizado no antiga Escola do Moinho, no bairro Santa Cruz II (Regional Sul) , da Capital. “Queremos anunciar, também como resultado dessa parceria, a disponibilização de uma plataforma voltada aos profissionais da Educação e pais de alunos, com um Curso de Qualificação para o trato das crianças com autismo. São 10 mil vagas e o curso tem duração de seis meses, com carga horária de 120h, totalmente gratuito para os servidores da Educação. Estamos a disposição para somar com a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria de Educação implementando políticas públicas de resultado e o oferecimento de um serviço público de qualidade, trazendo bem estar a população”, disse o vereador Lilo Pinheiro,

No canal 2, a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar abriu a jornada de palestras saudando os profissionais e falou sobre as expectativas do Município em relação ao início do Ano Letivo 2022. “A Semana Pedagógica foi preparada com muito carinho e responsabilidade para os nossos mais de 8 mil profissionais da educação. Durante essa jornada estaremos debatendo temas importantes e, a nossa expectativa é de que no próximo dia 7 de fevereiro possamos receber nossos mais de 54 mil estudantes de forma segura e que possamos cumprir a nossa missão, que é de levar aos estudantes o ensino e a aprendizagem”, disse a secretária adjunta Débora Marques Vilar.

Participaram da abertura da Semana Pedagógica da Escola Cuiabana, a diretora de Gestão Educacional, Mabel Strobel e a coordenadora técnica de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos.

Programação

Após a abertura oficial, no canal 1, foi realizada a palestra, ‘Educação Inclusiva: a Importância da Estimulação Essencial e o papel do educador na 1ª Infância, com a Prof.ª Fabiana Leme, especialista em Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com deficiência e/ou Transtornos na Rede Pública de Ensino.

No canal 2 aconteceu a palestra, ‘Saúde e biossegurança: utilização de EPIs e outros equipamentos de trabalho nas unidades educacionais’, com a especialista Rafaela Reis Regis Fonseca e, seguida da palestra, Dialogando com Técnicos de Nutrição Escolar, com a especialista Camila Viana Fraiberg.

No período da tarde, no canal 1, será realizada a Oficina Pedagógica, ‘O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades com o Prof. Esp. Vinicius Cruz, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Logo após acontecerá a palestra Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento com o Prof. Especialista Marco Antonio Braga.

No canal 2, a palestra será sobre o tema ‘Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância, com o Profª. Drª. Cristiannny Portela a partir das 14:10h.

SERVIÇO:

Semana Pedagógica da Escola Cuiabá – 2022

Data: 25/01 a 04/02 – Aula Inaugural

Local: Transmissão online pelos Canais da Escola Cuiabana no YouTube

 

PROGRAMAÇÃO

Vespertino

DATA 25/01

 

CANAL 1

14:00 h – Interação – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

14:05 h - Abertura

Secretária de Educação - Prof.ª Esp. Edilene de Souza Machado

Diretora de Gestão Educacional - Prof.ª Ma. Mabel Strobel

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

                                           

14:10h às 15:30h – Oficina Pedagógica – O processo de ensino aprendizagem de Arte: desafios e possibilidades

Palestrante: Prof. Esp. Vinicius Cruz (UFMT)

Mediação: William Ortega

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

15:25 h - Perguntas/Dúvidas do Chat - William Ortega

15:30 h - Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

 

15:50 h às 17:30 h – Palestra - Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento

Palestrante: Prof. Esp. Marco Antônio Braga (SME)

Mediação: Edmilson Marques de Moraes

Intérpretes: Ana Paula Campos e Angélica Resende

17:25 h - Perguntas/Dúvidas do Chat

17:30 h - Encerramento – Prof. Esp. Edmilson Marques de Moraes

 

VESPERTINO

CANAL 2

 

14:00 h – Interação – Dicélia Faustina Corrêa

14:05 h - Abertura

Secretária Adjunta de Educação: Prof.ª Esp. Debora Marques

Coordenadora Técnica de Ensino - Prof.ª Ma. Zileide Lucinda dos Santos

Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes                       

 

14h 00 às 15:30h – Palestra - Educação Infantil em foco: possibilidades pedagógicas e desafios para a 2ª Infância

Palestrante: Prof.ª Dr. ª Cristianny Portela

Mediação: Uilmara Castañon

Intérpretes: Dalva Santana e Letícia Cortes

15:25 h – Perguntas - Uilmara Castañon

15:30 h – Interatividade/Encerramento - Dicélia Faustina Corrêa