Educação / CAPACITAÇÃO

29 de Janeiro de 2018 16h40

Semana Pedagógica amplia atendimento e insere gestores educacionais

29/01/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Comumente realizada tendo como foco principal professores da rede de ensino, a Semana Pedagógica da Rede Municipal de Cuiabá trouxe uma novidade este ano. Nesta edição de 2018, o evento de preparação para o início do período letivo passou a inserir também em seu quadro de atendimento os gestores das unidades educacionais, abordando temas como Planejamento, Infraestrutura, Gestão, Recursos Humanos, Legislação e a aplicação na prática do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

O seminário intensivo foi iniciado nesta segunda-feira (29), no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, com palestras voltadas para diretores e coordenadores ligados a educação infantil (creches e CMEI). Além disso, no auditório das Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS), Técnicos de Nutrição Escolar (TNE) receberam orientações sobre formação continuada, com foco em legislação e habilidades especificas sobre alimentação e técnicas gastronômicas. Somando as duas turmas, mais de 300 profissionais participaram do evento, somente no período matutino.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, explicou que a meta para esse ano é contemplar mais de 6.500 profissionais da educação. Para isso, a programação foi ampliada de uma para duas semanas, alcançando e preparando de forma mais eficiente os profissionais da educação infantil, educação de jovens e adultos, educação do campo, e ainda vigilantes e TNE. Segundo ela, o diferencial deste ano é a perspectiva de tratamento humanizado e igualitário para todos os trabalhadores da rede.

“Os gestores são os maestros que regem toda a orquestra, que atua nas unidades municipais. E foi pensando dessa forma que optamos por trazer todas as equipes administradoras para participarem desse momento também. As unidades, normalmente, já possuem seus planos pedagógicos, mas entendemos que é importante ter esse pensamento em conjunto, pois todos são responsáveis pelo desenvolvimento desse plano. Temos que oportunizar aos nossos profissionais esses momentos de reflexão, de estudo, deixando a Secretaria mais próxima das unidades e se colocando como um apoio para que o plano pedagógico seja executado de uma maneira eficaz”, destacou Zileide.

PDI

Conforme a técnica da Diretoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, Solange Marciano, a Semana Pedagógica é também uma oportunidade para apesentar aos servidores o planejamento estratégico da Prefeitura, onde também estão inseridos os aspectos relacionados à área educacional do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), programa coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e com continuidade da adesão ratificada pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

“A Prefeitura como um todo tem uma missão e uma visão. Para alcançarmos esses pontos precisamos trabalhar focados. É muito importante esse trabalho em conjunto, visualizando os objetivos propostos e fazendo o desdobramento com a participação, o envolvimento, e o comprometimento de todos. Não adianta somente a área central estar focada. É uma forma de mostramos que a Secretaria tem um planejamento e, dentro dele, a participação mútua é fundamental para alcançarmos os resultados. Esse ano, por exemplo, conseguimos alcançar a meta da educação infantil, onde tínhamos programado oferecer o atendimento de 0 a 3 anos. Agora estabelecemos uma nova meta e vamos avaliando mensalmente e adotando as medidas de correção durante o processo”, pontuou a técnica.