Educação / IX Fórum Extraordinário

02 de Dezembro de 2014 16h53

Secretários de Educação de MT debatem gestão pública

02/12/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Cerca de 200 secretários e técnicos municipais de Educação de Mato Grosso estão reunidos em Cuiabá para debater sobre Gestão Pública Educacional. As discussões fazem parte do IX Fórum Extraordinário, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT). O Encontro iniciou na segunda-feira (1º) e segue até amanhã (3), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

"O objetivo do encontro é debater o fortalecimento, as dificuldades e os desafios relativos à educação e que são pertinentes aos municípios de Mato Grosso", disse o secretário de Educação de Cuiabá e presidente da Undime/MT, Gilberto Figueiredo.

Segundo o secretário, com a aprovação do Plano Nacional de Educação e a reformulação e elaboração do Plano Municipal de Educação, os municípios têm metas a serem cumpridas nos próximos 10 anos, como, por exemplo,  universalizar a educação infantil de 4 e 5 anos até 2016 e atender 50% da demanda de 0 a 3 anos até 2023. Mas, para conseguir alcançar essas metas os municípios precisam da parceria com os governos estadual e federal.

A presidente da Undime Nacional, Cleuza Repulho, também destacou os desafios que os municípios terão para cumprir as metas do Plano Nacional. "As leis são as mesmas para todos os municípios, independente do seu tamanho e do número da sua população, ou seja, eles precisam cumpri-las", disse Cleuza Repulho.

Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que proferiram palestras sobre o Programa de Ações Articuladas (PAR); implementação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), que tem como objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica; Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC); e o Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registro de Preço (Sigarp). 

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), Antônio Joaquim Moraes, um dos palestrantes do Fórum falou sobre a Transparência e Controle social. "A transparência é uma obrigação do poder público, o gestor precisa saber trabalhar com transparência e prestar contas do dinheiro público", disse.

O conselheiro falou da possibilidade de se firmar uma parceria com a Undime para que o TCE promova um curso de capacitação para os gestores das escolas públicas de Mato Grosso. "Será uma formação em gestão pública, para os diretores terem mais clareza e tirar dúvidas de como funciona a legislação", finalizou.