Educação / Experiência

13 de Maio de 2014 17h02

Secretário visitará Foz do Iguaçu para conhecer experiências de sucesso na educação

13/05/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O secretário municipal de educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, viaja nesta quarta-feira (14) para a cidade de Foz do Iguaçu (PR) para conhecer algumas iniciativas positivas realizadas nas escolas daquele município e que contribuíram para colocá-las no posto de melhores do país. As escolas municipais de Foz do Iguaçu são destaques nacionalmente devido a excelente colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O secretário irá acompanhado de uma comitiva formada por profissionais da educação, entre eles gestores de escolas que ocupavam o cargo de diretores e coordenadores pedagógicos durante a realização da Prova Brasil em 2011. Essas escolas conquistaram as duas melhores posições no Ideb, nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, no ranking das escolas municipais.

Conforme o secretário, a visita servirá para conhecer experiências inovadoras e colher subsídios que possam contribuir para o trabalho pedagógico nas escolas municipais de Cuiabá.

“Acreditamos que boas iniciativas devem ser compartilhadas, por isso nossa equipe está indo conhecer algumas experiências que foram implementadas lá e que deram certo e podem ser aproveitadas em Cuiabá”, disse o secretário.

No ranking do país, três escolas daquele município ficaram entre as 10 melhores colocadas do Ideb de 2011, nas séries iniciais.  A escola municipal Santa Rita de Cássia teve a segunda melhor nota do país, conquistando 8,6. A escola João Paulo teve 8,3 e a Benedito J. Cordeiro 8,2, ocupando o 7º e o 10º lugar respectivamente. A média das escolas municipais de Foz do Iguaçu no Ideb foi 7,0.

Foram convidados para acompanhar o secretário a ex-diretora Clarina Tércia e a ex-coordenadora Maria Georgina, ambas da escola 12 de outubro; a ex-coordenadora da escola Ana Tereza Arcos Krause, Olinda Gonçalves; ex-coordenadora Maria Eugênia, da escola Francisval de Brito; ex-diretora Alaís Bulhões e ex-coordenadora Andréa Aparecida Alves, da escola Rita Caldas; e a ex-diretora Genice Conceição, da escola Moacyr Dorilêo Gratidiano.

Também participam da visita a secretária-adjunta Marioneide Angélica Kliemaschewsk, a diretora de ensino, Vanilda Mendes, a assessora pedagógica Ana Paula Gomes e a técnica Ione Corrêa.

Meritocracia – A Prefeitura de Cuiabá está estudando a possibilidade de implantar o 14º salário para os professores daquelas escolas que conquistarem as melhores colocações no Ideb. O sistema de meritocracia, segundo o secretário Gilberto Figueiredo, é uma forma de bonificar aqueles profissionais dedicados que fazem o diferencial na educação em Cuiabá.

“É uma forma de incentivar a melhoria do ensino e reconhecer o trabalho daqueles profissionais que buscam fazer o melhor”.

O secretário explica que o projeto ainda está sendo estudado e será discutido com o sindicato dos profissionais da educação e posteriormente encaminhado à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação.

Em Foz do Iguaçu, a meritocracia foi implantada em 2009 como um desafio para que as escolas alcançassem a meta estipulada para o Ideb.