Educação / Combate às drogas

14 de Julho de 2015 09h32

Secretário de Educação recebe homenagem por parceria em programa de combate às drogas

14/07/2015

CAROL SANFORD

Jorge Pinho

Arquivo

O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, recebeu na noite de segunda-feira (13), em sessão solene da Assembleia Legislativa, Moção de Aplauso pela parceria no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que completa 15 anos de implantação em Mato Grosso, tendo a participação da rede municipal durante todo o período.

“Credito esta homenagem a todos os profissionais da Pasta, professores e demais envolvidos, pois somente com o grande trabalho deles é que estamos recebendo este reconhecimento”, disse Gilberto Figueiredo.

O Proerd é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar de Mato Grosso, e foi implantado nas unidades de ensino da rede municipal no ano de 2000. O programa contribui com as escolas na orientação e conscientização dos alunos para uma vida mais saudável, por meio de um modelo de tomada de decisão e estratégias de recusa às drogas.

Para o deputado estadual Sebastião Rezende, autor da homenagem, o programa vem contribuindo de forma determinante no desenvolvimento dos alunos do Estado. “Em Mato Grosso, temos 275 mil alunos beneficiados. Crianças e adolescentes que estão aprendendo sobre os efeitos danosos que o uso das drogas pode causar. Os responsáveis pelo programa e seu desenvolvimento também ajudam a formar cidadãos conscientes e responsáveis, na medida em que os alunos aprendem a lidar de forma positiva com os problemas do dia-a-dia”, destacou.

Na rede municipal de Cuiabá, o programa beneficia 935 alunos, com idade de 5 a 9 anos. Este ano as escolas beneficiadas são: Orlando Nigro, São Sebastião, Zeferino Leite de Oliveira, Professora Tereza Lobo e Dom Bosco do Praeirinho.

O Proerd disponibiliza material de apoio (livro do estudante), composto de dez lições que abordam fatos sobre drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões negativas dos colegas, exercitar o autocontrole, capacidade de lidar com as tensões, identificar os riscos e as consequências de suas escolhas, habilidade de decidir e interagir em grupo, comunicar-se de maneira mais confiante e eficiente, tornar-se um cidadão seguro e responsável, potencializar a valorização à vida.