Educação / Plano Municipal de Educação

11 de Agosto de 2014 16h46

Secretário de Educação participa de seminário da Undime

11/08/2014

ROSANE BRANDÃO

O Plano Municipal de Educação (PNE), o Plano de Cargos e Carreira e os programas e políticas educacionais do Ministério da Educação foram temas de discussões no primeiro encontro do Ciclo de Seminário “A Melhoria da Gestão Municipal para Cumprir o Direito à Educação”, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime).

O evento, realizado na quinta e sexta-feira (7 e 8), reuniu em Cuiabá cerca de 200 pessoas, entre secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Educação de Mato Grosso. O secretário de Educação de Cuiabá, Gilberto Figueiredo, que também é presidente da Undime/MT, participou do evento e falou da importância do seminário para os gestores municipais da Educação.

“A Educação é uma pasta muito complexa e muitos municípios encontram algumas dificuldades em relação ao planejamento, à prestação de contas e até mesmo para realizar algumas ações, principalmente no que se refere aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e o seminário foi um momento para debater sobre esses assuntos”, disse o secretário.

No seminário, os participantes tiveram a oportunidade de debater também sobre assuntos como os desafios encontrados para o cumprimento das metas do PNE e a elaboração do plano municipal; o Plano de Ações Articuladas (PAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e a importância da prestação de contas.

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação, segundo o secretário, os municípios têm um grande desafio pela frente que é o de atender as 20 metas que constam no documento e elaborar seus planos municipais em consonância com o plano nacional. No entanto, alguns municípios encontraram dúvidas e dificuldades para pôr em prática essas ações.

“Uma das metas que acredito ser desafiadora é a primeira delas, que diz respeito ao atendimento da educação infantil. O nosso grande desafio é atender as crianças na creche e os municípios terão que se empenhar ao máximo para dar conta dessa meta desafiadora”, disse o secretário se referindo ao atendimento de 50% das crianças com idade entre 0 a 3 anos até 2023 e 100% das crianças de 4 e 5 anos até 2016.

Também foram abordados no seminário o uso pedagógico da Provinha Brasil, o programa “Fora da Escola – Não Pode!”, do Unicef; o uso pedagógico da Provinha Brasil; Conviva Educação, iniciativa da Undime nacional; e Educação 100% inclusiva.

As apresentações ficaram por conta dos palestrantes Thalles Fernando Monteiro, técnico da Unidme/MT; Dulcelina Socorro, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Carlito Pereira da Rocha; Eliane Rodrigues, técnica da Undime; Maria Amélia Ramos, assessora da Seduc; Marcia Adriana de Carvalho; e Edilson Spenthof.