Educação / ENCONTRO

12 de Junho de 2018 13h46

Secretário de Educação encontra presidente da UNCME – Regional Centro-Oeste

12/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Região Centro-Oeste, Humberto Gonzaga Lima e a vice-presidente da entidade, Regina Lucia Borges Araújo estiveram na manhã desta terça-feira (12) em visita ao secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos. Cuiabá sedia nesta terça e quarta-feira (12 e 13), no Mato Grosso Palace Hotel, o IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro-Oeste. O evento tem como objetivo contribuir com a formação dos conselheiros, permitindo a troca de experiências para o desenvolvimento das funcionalidades do Sistema de Educação.

Durante a visita que contou com a presença do conselheiro municipal de Educação, Luiz Jorge, eles conversaram sobre os principais temas da Educação, como a implementação da Base Nacional Comum Curricular e a participação dos Conselhos, na gestão da Educação.

Segundo o presidente da UNCME, a expectativa é de que a partir desses eventos os conselheiros estejam cada vez mais seguros e aptos a fazerem suas análises em relação aos diversos temas que movimentam a Educação. “Do ponto de vista dos conselhos temos uma grande preocupação com o fortalecimento do Sistema Nacional da Educação, que envolvem naturalmente a participação dos estados e municípios, atrelados ao funcionamento dos conselhos”, destacou Humberto Gonzaga Lima lembrando que é fundamental a atuação conjunta entre os diferentes segmentos visando uma educação de qualidade.

O presidente da UNCME destacou a atuação do Conselho Municipal de Educação que conta com o apoio do Executivo Municipal e do secretário de Educação. “A ideia é que possamos orientar os conselhos que funcionam com mais dificuldades para que apresentem sugestões e que os próprios gestores se conscientizem, de que o trabalho desenvolvido pelos conselhos, é uma necessidade eminente dos municípios. Os conselhos são aliados de uma educação de qualidade”.

Hoje os Conselhos estão presentes em quase 4 mil municípios com aproximadamente 50 mil conselheiros que para  Humberto Lima, unidos aos gestores, farão a diferença na condução da Educação, em todos os aspectos, da gestão à fiscalização e à normatização, inclusive no diálogo com os profissionais em uma construção cada vez mais consciente da educação brasileira.

O secretário de Educação de Cuiabá, agradeceu a visita e salientou a importância da atuação do Conselho Municipal de Educação. “Na gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, estamos todos voltados para que a Educação em Cuiabá dê um grande salto, em direção à humanização e à inclusão, atendendo cada vez mais a demanda da população”, destacou.

 

Programação

O IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro-Oeste tem início nesta terça-feira (12), às 15 horas, com uma reunião de trabalho, conta com a participação dos coordenadores estaduais da Região Centro-Oeste - dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás -, e os cinco presidentes regionais da UNCME, das Regiões, Centro-Oeste, Sul, Norte, Sudeste e Nordeste.

A abertura do evento será às 18 horas com a presença de autoridades e apresentação de um panorama das ações da UNCME, pelo presidente da entidade, Humberto Gonzaga Lima.

Na quarta-feira (13), no período da manhã, acontece a mesa redonda, Regime de Colaboração e o Fortalecimento dos Sistemas de Ensino – Nacional, Estaduais e Municipais, às 8 horas.

Às 10h30, o tema será ‘A Política de Educação Infantil Frente aos Desafios da BNCC’.

No período da tarde, às 14 horas, a terceira mesa redonda discutirá a Implantação da Base Nacional Comum Curricular e a Educação Integral e às 15h30, Os Conselhos de Educação Estadual e Municipais e o Monitoramento dos Planos de Educação.

O encontro termina às 18 horas.

 

Serviço

O que: IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro-Oeste

Quando: terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de junho. Abertura Oficial - terça-feira (12), às 18 horas

Onde: Mato Grosso Palace Hotel, Rua Joaquim Murtinho, nº 170, Centro Norte, Cuiabá