Educação / ABRADE

17 de Junho de 2019 12h40

Secretário de Educação de Cuiabá é eleito presidente da ABRADE em Mato Grosso

17/06/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O secretário Municipal de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos foi eleito presidente regional da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE), seccional Mato Grosso, na última sexta-feira (14), em evento realizado no auditório Maestro China, da Secretaria Municipal de Educação.  A eleição aconteceu durante a realização do I Encontro de Direito Educacional, promovido pelo Conselho Municipal de Educação.

A eleição da primeira diretoria da ABRADE/MT, quem tem como vice-presidente o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis, aconteceu após a solenidade de instalação da seccional mato-grossense da associação, e contou com a presença do presidente nacional da ABRADE, o advogado Júlio Cezar da Silva.

O encontro reuniu professores, técnicos, dirigentes escolares das redes municipal, estadual e particular de educação, além de vereadores e dirigentes escolares e professores do interior do Estado.  

O presidente nacional da ABRADE, Júlio Cezar da Silva falou sobre a importância da instalação da associação em Mato Grosso. “Teremos um espaço de discussão sobre a legislação educacional e, sobretudo, um estimulo às pesquisas e estudos sobre o tema, direito a educação do cidadão brasileiro em todas as fases”, pontuou Júlio Cezar, que em sua palestra abordou temas relacionados ao Direito Educacional como a sua relação com outros ramos do Direito, a Advocacia, Gestão Pública da Educação e novas tecnologias. 

A ABRADE é uma entidade com 23 anos de existência e, possui representações e seccionais em oito estados brasileiros. Mato Grosso é a nona seccional da associação.

Órgão colegiado, de caráter normativo, consultivo e deliberativo de assessoramento, após a sua instalação, passa a integrar o sistema educacional municipal de Cuiabá. Em nível nacional, a associação tem desenvolvido trabalhos visando o aperfeiçoamento do sistema educacional, por isso, é importante o relacionamento com todos os segmentos envolvidos como os conselhos e secretarias de Educação, em todo o território nacional.

Após ser eleito presidente da ABRADE, o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a educação cuiabana com certeza ganhará muito com a criação da seccional. “Na medida em que vai permitir aos associados e ao próprio Município, o acesso a legislação e seus aprimoramentos, estudos e pesquisas”, salientou lembrando que a sistematização da legislação educacional brasileira, já se encontra em fase de projeto, sendo articulado em Brasília para aprovação.

O presidente da ABRADE/MT e secretário Municipal de Educação da capital, Alex Vieira Passos elogiou ainda a iniciativa do Conselho Municipal de Educação em trazer para o Estado, uma instituição de tamanha envergadura, que auxilia nas políticas educacionais brasileira, num momento que todas as secretarias de educação precisam e sinalizam por políticas melhores. “Nada mais apropriado para Mato Grosso, trazer a instituição para discutir a legislação nacional, estadual e municipal, e essa associação vem para esse encontro, com o objetivo de discutir temas para que possamos melhorar, e com isso, avançar ainda mais”, salientou Alex Vieira Passos afirmando que tais melhorias nas políticas educacionais beneficiam tanto a rede pública, quanto para a rede particular de Ensino.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Educacional em Mato Grosso, professor Silvio Fidelis, a união de esforços com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas secretarias de Educação de Cuiabá e de Várzea Grande, torna esse momento muito especial, em que se procura ainda mais, melhorar a educação pública nos dois municípios. “Para nós é uma honra assumirmos tal função, quando as políticas conjuntas só tendem a melhorar a nossa educação, vamos trabalhar juntos”, disse o secretário de educação de Várzea Grande, que também responde pela direção da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME). 

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge disse que é fundamental discutir o tema em todos os níveis, municipal, estadual e federal. “Trazer a ABRADE para Mato Grosso nos proporcionará socializarmos as informações e conhecimentos, familiarizar aqueles que lidam com a educação e seus direitos, ajudando a construir uma educação de qualidade e que respeite a legislação brasileira”, salientou Luiz Jorge.