Educação / CONSELHO

02 de Julho de 2019 17h29

Secretário de Educação de Cuiabá assume cadeira no Conselho Estadual de Educação

02/07/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, assumiu nesta terça-feira (02), uma das cadeiras do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso.

Primeiro suplente, Alex Passos assumiu cadeira da titular, Adriana Tomasoni, que é secretária de Educação de Primavera do Leste.

Nesta terça-feira (02), na 13ª Reunião Ordinária, o Conselho Estadual de Educação, teve como uma de suas pautas, a apresentação do cronograma de trabalho da Câmara de Educação Superior do CEE-MT.

Atuando como presidente do conselho, o conselheiro Gelson Menegatti Filho destacou o trabalho realizado pelo secretário de Educação de Cuiabá, que oriundo da iniciativa privada, trouxe para o setor público, ideias inovadoras que estão deixando marcas positivas na administração.

“O secretário Alex Vieira Passos traz para o Conselho Estadual de Educação, toda a experiência de alguém que faz a gestão de um município do porte de Cuiabá e que tem muito a contribuir para a Educação do Estado de Mato Grosso”, destacou Gelson Menegatti.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos se disse entusiasmado ao assumir como conselheiro titular. “Estamos representando as secretarias municipais de Educação e, a maior secretaria da Capital. É um privilégio poder discutir as bases da Educação e contribuir com o Estado, porque é uma via de mão única, todos unidos em prol de um objetivo comum, a melhoria da Educação”, destacou Alex Vieira Passos.

Conselho Estadual de Educação

O CEE-MT é um órgão colegiado, de caráter normativo, deliberativo, consultivo e de assessoramento superior. Possui representação paritária entre o governo do Estado e entidades da sociedade civil organizada.

Criado pela Lei Estadual nº 1.922 de 5 de novembro de 1963 e modificado pela lei complementar nº 49 de 1988 tem entre suas competências, participar da elaboração, acompanhar e avaliar a execução da Política Educacional do Estado (educação básica e superior); autorizar, reconhecer cursos e credenciar estabelecimentos de ensino e, adotar e propor medidas que visem a melhoria qualitativa da oferta do ensino; entre outras.

O conselho é constituído de 24 membros titulares e seus respectivos suplentes, indicados pelo governo do Estado e pelas entidades públicas e privadas. O mandato dos conselheiros tem a duração de quatro anos, sendo permitida uma recondução.