Educação / ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

12 de Novembro de 2019 10h00

Secretário de Educação de Cuiabá assume a Coordenadoria de Alimentação Escolar

12/11/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, anunciou na segunda-feira (11) que irá pessoalmente conduzir a Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE) nos próximos dias. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, será feito um levantamento interno no setor e, em breve, anunciado o nome do novo coordenador. Gestores da Secretaria de Educação estiveram na coordenadoria onde mantiveram reunião com a equipe da Alimentação Escolar.

“Queremos tranquilizar a comunidade escolar em relação à distribuição da merenda. Não houve e não há qualquer prejuízo no abastecimento. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos acompanhando de perto o setor, a fim de garantirmos o abastecimento regular nas 163 unidades educacionais que compõem a rede pública municipal de Educação sem que haja qualquer prejuízo aos nossos mais de 52 mil alunos matriculados”, disse o secretário Alex Vieira Passos.

Segundo o secretário, após a divulgação das denúncias, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou a imediata apuração dos fatos e isso está sendo feito por meio de uma sindicância e, posteriormente, se for o caso, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Em relação à distribuição dos alimentos, inclusive os estocáveis, não há qualquer problema. Nesta segunda-feira (11), obedecendo ao cronograma de distribuição, 50 unidades educacionais receberam produtos estocáveis e as rotas serão cumpridas regularmente. Os alimentos secos são distribuídos uma vez por semana, em quantidade suficiente para atender os alunos. Nas sextas-feiras, há um cronograma de distribuição mais flexível.

O secretário Alex Vieira Passos garantiu que os fatos serão apurados e a gestão dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela coordenadoria.

Sobre o cardápio servido aos alunos, o secretário disse que há uma preocupação constante da gestão em relação à qualidade dos alimentos servidos e as recomendações em relação ao valor nutricional das refeições servidas. “A Rede de Alimentação Escolar da Prefeitura de Cuiabá, com base no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), oferece alimentação saudável para os alunos entre eles, as 613 crianças, de 0 a 14 anos, que possuem algum tipo de restrição alimentar. Somando a alimentação padrão e especial, são servidas 110.553 unidades de refeição por dia”, destacou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que a alimentação é feita de acordo com a faixa etária e segue as normativas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em relação a distribuição per capita (quantidade do alimento em gramas ou mililitros suficientes para alimentar uma pessoa). “Pensando sempre nos nossos alunos, procuramos melhorar cada vez mais, qualificando os nossos profissionais e nossa metodologia de trabalho, em relação a manipulação e qualidade dos alimentos servidos. Hoje, 40,27% dos alimentos adquiridos em 2019, um percentual maior do que é recomendado pelo governo federal, que é de 30%, vem da agricultura familiar, com produtos frescos e adaptados aos hábitos alimentares locais”, completou Alex Vieira Passos.

Recentemente, a nutricionista, especialista em saúde pública e assessora da diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Sineide Neres dos Santos, esteve em Cuiabá participando do 3º Concurso  da Alimentação Escolar. Na ocasião ela conheceu as instalações da coordenadoria e elogiou a organização do trabalho e a qualidade da alimentação servida. “Temos normativas rigorosas que devem ser observadas pelos profissionais responsáveis pela elaboração do cardápio, manipulação dos alimentos, cuidados com a estocagem, uso de equipamentos de proteção individual e distribuição dos alimentos. A alimentação escolar cuiabana é destaque no Brasil, uma das melhores devido a sua organização e otimização em prol da criança e da educação. Cuiabá é um modelo para o Brasil”, disse ela.