Educação / Atendimento

25 de Fevereiro de 2015 16h08

Secretarias estudam parceria para ampliar atendimento da Rede Cegonha em Cuiabá

25/02/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde devem ampliar e fortalecer as ações do Programa Rede Cegonha em Cuiabá. O assunto foi tratado nesta quarta-feira (25) pelo secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, e uma equipe da Saúde.

O Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe melhoria do atendimento à criança, desde a gestação até os dois anos de idade.

A intenção da parceria é divulgar os serviços da rede cegonha nas comunidades escolares, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e das gestantes. “Queremos intensificar as ações de promoção e prevenção, por meio do processo educativo nas escolas e creches”, disse a coordenadora do Programa Rede Cegonha, Suzana Gutierrez, acrescentando que o planejamento familiar é um dos processos educativos que pode ser feito nas escolas.

Segundo a coordenadora, Cuiabá apresenta muitos casos de gravidez na adolescência, principalmente de meninas que ainda estão em idade escolar. “Isso é um problema sério e nós precisamos identificar esses casos e das famílias que vivem em situação de risco”.

Gilberto Figueiredo lembrou que a Secretaria de Educação já possui parceria com a Secretaria de Saúde para ações nas escolas e o Programa Saúde na Escola é um exemplo. “Vamos aprofundar o assunto e analisar de que forma podemos fortalecer essa parceria. Mas, com certeza, as portas das nossas escolas sempre estarão abertas para essas ações”, disse o secretário.

A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, enfermeira Eugênia de Carvalho Callys, lembrou que outras ações assistenciais, como o Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan), também podem ser inseridas na parceria. O Sisvan é um instrumento utilizado para acompanhar e detectar a situação alimentar e nutricional da população, o desenvolvimento e a vacinação das crianças e a assistência ao pré-natal de mulheres gestantes.

Também participou da reunião a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Lucilene Lescano.