Educação / BENEDITA XAVIER

17 de Março de 2017 08h36

Secretaria remaneja alunos a outra unidade para conclusão de obra

17/03/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Os 390 alunos  da escola do campo Benedita Xavier, situada no distrito de Nossa Senhora da Guia, serão remanejados, ainda este mês, para a unidade escolar estadual Filogônio Corrêa enquanto as obras de construção do novo prédio da Escola Municipal Rural de Educação Básica (Emreb) são executadas. A Secretaria Municipal de Educação (SME) teve o aval da pasta de Educação do Governo do Estado para a efetivação do Termo de Cessão de Uso, solicitado no último mês devido à precariedade da estrutura da escola da rede do município.  

O ‘sinal verde’ da (Seduc) foi garantido em reunião institucional, realizada na última quarta-feira (15), entre o diretor de Infraestrutura da SME, Silvio Barreto, e a secretária-adjunta de Gestão Educacional, Marioneide Kliemaschewsk. O remanejamento real dos alunos para o prédio da Filogônio Corrêa aguardava a entrega da nova sede da escola estadual, inaugurada nesta quinta-feira (16), e o trâmite, agora, segue com a formalização e aprovação jurídica do termo que transcorrerá na próxima semana para então iniciar a transferência. A titular da pasta de Educação do município, Mabel Strobel, considerou positiva a parceria com o governo.“A Marioneide conhece bem a realidade da secretaria do município, já foi gestora da pasta, e tem essa consciência cooperativa para o melhor dos alunos. Levamos à Seduc nossa sugestão temporária até a conclusão da nova escola da Benedita Xavier”, externou. A obra de construção da nova unidade escolar municipal segue a estrutura padrão das escolas do campo contendo seis salas em uma área de dois hectares ao lado da atual escola. Os trabalhos somam mais de 50% dos serviços concluídos e a previsão de entrega está programada para setembro deste ano.

Os recursos avaliados na margem de R$ 1,5 milhão são do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em janeiro, o atual prédio da Benedita Xavier recebeu reparos emergenciais para oferecer condições mínimas aos alunos no inicio de ano letivo.  “Investimos R$ 13 mil no começo do ano para que os alunos retornassem às aulas com mais segurança. Porém, a estrutura está muito danificada e, diante disso, buscamos outra alternativa enquanto a nova escola está sendo concluída. Essa preocupação é orientação do prefeito. Gestão humanizada é estar sempre buscando o melhor para as pessoas que estão diretamente ligadas ao serviço público” afirmou a secretária Mabel.