Educação / Educando para Cuiabania

27 de Junho de 2016 10h25

Secretaria premia vencedores do concurso

27/06/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação entrega nesta terça-feira a premiação aos alunos vencedores do projeto “Educando para a Cuiabania”, edição 2016.A premiação será realizada no auditório da Secretaria, às 9 horas. Serão premiados alunos de 15 escolas participantes.

O projeto visa à valorização da cultura regional, estimulando na comunidade escolar o conhecimento sobre a história local e a compreensão da cultura e identidade de seus habitantes. O projeto propicia ainda conhecimento sobre as danças folclóricas cuiabanas, como o siriri e o rasqueado, dá subsídios aos alunos para a produção de poemas e desenhos e incentiva a pesquisa sobre a culinária e cultura cuiabana. 

O concurso foi dividido em quatro categorias: dança, desenho, poema e culinária cuiabana, contemplando todos os alunos da rede municipal, incluindo os da educação de jovens e adultos (EJA). 

Os alunos que serão premiados na dança serão são das escolas Maria Eunice Duarte Barros, que levou o primeiro lugar, Doutor Fábio Leite e Professor Onofre Ribeiro que conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente. 

Na categoria desenho os alunos premiados serão Ana Clara Brito da Silva, da escola Maria Elazir Correia de Figueiredo (1º lugar), Ellen Vitória Alvarenga, da escola Nossa Senhora Aparecida (2º lugar), e Emylly Gabrielly Ferreira, da escola Fabio Firmino leite (3º lugar)

A categoria poema foi dividida em dois grupos: 2º ciclo e 3º ciclo. No segundo ciclo serão premiados os alunos João Victor Souza, da escola José Luiz de Borges Garcia (1º lugar), Samara de Oliveira, da escola Maria Tomich (2º lugar), e Maria Emanuela de Morais, da escola Padre Raimundo Pombo (3º lugar). No terceiro ciclo os três primeiros lugares ficaram, respectivamente, com os alunos Laura Beli, da escola Antonia Tita, Carla Patrícia Botelho, da escola Francisval de Brito, e Ronyele Crislaine Silva, da escola José Luiz Borges

O concurso de culinária cuiabana, que beneficiou os alunos da EJA, vai premiar os três primeiros lugares, respectivamente, Antonia Josefa dos Santos, da escola Antonia Tita, Rosalina Maria de Arruda, da escola Nossa Senhora Aparecida, e Maria Albertina de Carvalho, da escola Jesus Criança. 

A premiação para os primeiros lugares da dança e do desenho será uma bicicleta, para o segundo e terceiro lugares da dança serão kit de livros e para o segundo e terceiro lugares do desenho serão tablets.  

Os primeiros lugares da categoria poema (1º e 2º ciclo) levarão um smartphone, os segundo lugares uma bicicleta e os terceiros lugares um tablet. Os alunos vencedores do concurso de culinária cuiabana serão premiados com uma TV de 40 polegadas (1º lugar), um notebook (2º lugar) e um smartphone (3º lugar).