Educação / SEM PLATÉIA NÃO TEM BULLYING

19 de Setembro de 2019 14h00

Secretaria Municipal de Educação realiza fórum de prevenção e combate ao bullying

19/09/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Dentro do programa de prevenção e combate ao bullying nas unidades educacionais de Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima sexta-feira (20), dia internacional de combate ao bullying, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o fórum “Pelas Emoções e Relações Virtuosas e Saudáveis”. Um dos objetivos é ensinar aos participantes a identificar as linguagens e ações relacionadas ao bullying.

Para o fórum, estão sendo aguardadas cerca de 800 gestores educacionais, professores, técnicos e servidores da educação pública de Cuiabá, além de quase 300 estudantes, que vão mostrar seus trabalhos e experiências em relação ao tema.

O encontro será aberto com a palestra da Profª. Drª. Regina Emiko Shudo, sobre o tema Emoções e Relações Virtuosas e Saudáveis e terá ainda painéis interativos, murais e apresentações de alunos das escolas que integram o programa Escola da Inteligência.

A secretaria-adjunta de Educação, Edilene Machado coordena pessoalmente as ações do programa de combate e prevenção ao bullying na rede pública municipal de Ensino. Ela destaca que o trabalho já vem sendo desenvolvido nas unidades educacionais desde 2017 e este é o momento de reforçar as ações de prevenção e orientação de toda a rede, a fim de criar mecanismo contra esse mal. “Por que o bullying acontece em um contexto de violência. É uma violência no falar, do apelido, na forma de lidar com as questões étnico raciais. Então, a ideia é que todos estejamos envolvidos nessa discussão, para combater essa prática, buscando sempre desenvolver as relações saudáveis e virtuosas nas escolas e também na família”, disse Edilene Machado.

Durante todo o ano, a Secretaria de Educação realizou várias atividades na campanha que deu início ao programa, denominada “Sem plateia não tem bullying”, com o objetivo de preparar os alunos, pais, profissionais da educação e unidades escolares, para que possam enfrentar o problema.

As atividades envolveram formação de professores mediadores – que fazem a escuta dos alunos -, orientação aos pais, dia D de discussões e atividades nas unidades educacionais e, uma caminhada que reuniu mais de 2 mil crianças, todas gritando “Não ao bullying”. Além disso, vários programas estão acompanhando essas ações como o Escola da Inteligência e o programa de Formação continuada de professores. “Essa ação não pode ser isolada, tem que ser um trabalho de todos, gestores, professores e pais, começando pelo curriculum, na formação dos profissionais e nos programas e projetos da secretaria”, ressaltou a secretária-adjunta de Educação.

E os resultados já começam a aparecer como a acessibilidade atitudinal, desenvolvendo nos alunos, a capacidade de superar o problema, o que fica claro, nas redações, trabalhos e teatro apresentados por eles nas atividades das unidades. 

A programação do fórum “Pelas Emoções e Relações Virtuosas e Saudáveis”, terá início às 08:00 horas se estendendo até às 12:00 horas, com programação especial voltada para os alunos

SERVIÇO 

Fórum ‘Pelas Emoções e Relações Virtuosas e Saudáveis”

Data: 20 de setembro

Horário: 08 às 12 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Programação

 

07:30 horas – Recepção às unidades educacionais e estudantes

08:00 horas – Abertura

08:00 horas (para os estudantes) – apresentação teatral

08:30 às 09:30 horas – Palestra – Emoções e Relações Virtuosas e Saúdáveis – Profª. Drª. Regina Emiko Shudo

09:30 às 10:30 horas – Apresentação de vídeos produzidos no Dia D de combate ao bullying – Prof. Dieikson de Carvalho – Escola da Inteligência

10:30 às 11:00 horas – Visita aos painéis da unidades educacionais

11:00 às 11:30 horas – Elaboração do painel interativo e mural ao ar livre pelos estudantes

11:30 horas - Encerramento