Educação / SELO UNICEF

15 de Março de 2020 08h01

Secretaria Municipal de Educação mobiliza juventude no Programa Prefeito Amigo da Criança

15/03/2020

LINO PINHEIRO

Jorge Pinho

Alunos do município na faixa etária entre 14 e 16 anos participaram esta semana do Desafio 5, como parte das atividades visando o selo UNICEF, no Programa Prefeito Amigo da Criança. O objetivo é auxiliar tecnicamente os prefeitos para que priorizem nos municípios as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. As atividades foram desenvolvidas pelo grupo de Cuiabá, Juventude pela Vida na Amazônia (JAVA), nas instalações do Tribunal Regional Eleitoral.

Com o intuito de promover a educação para a cidadania democrática os jovens assistiram à uma palestra onde receberam noções e orientações sobre o voto. O palestrante, Julcenir Reginaldo Ramos, técnico judiciário do TRE, habilitou duas urnas para mostrar como vota quem nunca votou. A estudante Ana Raquel Barbosa da Silva (14), além do voto na prática, passou pela experiência de ser mesária e comentou o que ela sentiu no primeiro contato que teve com a urna eletrônica: ”Nem tudo na vida é só para passar a perna [sic], temos que confiar”, disse Ana Raquel.

O jovem Luís Augusto de Souza (14),  depois de assistir à palestra e experimentar a sensação de votar afirmou “Você está contribuindo para o desenvolvimento do seu Município e do seu Estado”.

O grupo de alunos após a eleição simulada visitou o Museu existente dentro do TRE que conta um pouco da história da evolução das eleições em Mato Grosso.

Em seguida os jovens tiveram uma visão geral do galpão onde estão alojadas as urnas eletrônicas encaixotadas para a próxima eleição que será a suplementar para o Senado, em 26 de abril.

Vânia Joceli Araújo, articuladora do município e Andreia Foratto, mobilizadora, ambas da Secretaria Municipal de Educação, já preparam a próxima atividade do Programa Prefeito Amigo da Criança, que acontecerá no dia 18, com uma palestra na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel, quando os alunos trocarão experiências com outras turmas.