Educação / EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

08 de Junho de 2019 07h00

Secretaria Municipal de Educação faz levantamento de demanda para EJA neste sábado

08/06/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) estará realizando um levantamento de demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante o projeto “Judiciário em Movimento”, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. O mutirão vai acontecer neste sábado (08), das 9h às 15h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Elazir Corrêa de Figueiredo, no bairro São João Del Rey.

A líder de equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Marilene de Souza Carvalho, explicou como vai funcionar o atendimento no mutirão. “Neste primeiro momento, vamos realizar um levantamento de demanda para ver se há possibilidade de abrir novas turmas na região, para o ano que vem. Será preenchida uma ficha com os dados da pessoa que tem interesse em concluir o Ensino Fundamental”, explicou Marilene.

A Prefeitura de Cuiabá atende alunos da EJA desde a alfabetização até o 9º ano. Na região, uma unidade da EJA funciona na EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz, no bairro Santa Laura que fica nas proximidades do local onde irá acontecer o mutirão. Durante o evento, a equipe da SME disponibilizará uma relação de todas as escolas que possuem a modalidade EJA para que as pessoas que moram nas proximidades dessas  unidades possam entrar em contato e realizar a matrícula, que pode ser efetuada a qualquer período do ano letivo.

A rede pública municipal de Educação oferece a EJA em 13 unidades, sendo oito delas urbanas e cinco do campo. Nessas unidades, foram atendidas em 2018, 1250 alunos.

Durante o mutirão, a Prefeitura de Cuiabá também vai oferecer serviços de saúde, emissão de documentos, feira de adoção de animais, mutirão fiscal, entre outros atendimentos.

EJA

Desenvolvida pelo Governo Federal, a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino fundamental ou médio na escola regular na idade apropriada.

A modalidade possibilita que o aluno retome aos estudos e conclua em um tempo menor, qualificando-o para melhores oportunidades no mercado de trabalho.

A EJA tem como princípio o direito de aprender ao longo da vida e não apenas escolarizar, sendo que o ponto de partida é o permanente acolhimento dos estudantes em sua totalidade.

Matrícula

Se você tem 15 anos ou mais e deseja retornar aos estudos, procure uma unidade escolar municipal mais próxima que atenda na modalidade e faça a sua matrícula, que poderá ser realizada em qualquer momento do ano letivo.

Veja anexo a relação das Unidades Educacionais da rede pública municipal de Ensino de Cuiabá que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Serviço

Mutirão “Judiciário em Movimento”

Data: 08 de junho 2019

Horário: 09h às 15h

Local: EMEB Maria Elazir Corrêa de Figueiredo

Av. Carlos Ador de Souza, s/n - São João Del Rey – Cuiabá/MT

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)