Educação / FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO

07 de Março de 2020 08h05

Secretaria Municipal de Educação atualiza profissionais no Programa de Alfabetização Cuiabano

07/03/2020

LINO PINHEIRO

Jorge Pinho

Arquivo

Em torno de 800 profissionais entre coordenadores pedagógicos e professores do primeiro, segundo e terceiro anos, passam por até 16 horas de formação para o Programa de Alfabetização Cuiabano. O ciclo integra o programa de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

Essa é a primeira de um conjunto de cinco formações que estão planejadas para o ano de 2020, e que tiveram inicio na Semana Pedagógica, que abriu o ano letivo, no mês de janeiro.

Na pauta está o conceito de alfabetização e letramento.

Na formação, estão sendo discutidos inicialmente os resultados das avaliações realizadas no ano passado e em seguida os projetos e metodologias de trabalho para o conhecimento de novos profissionais e para aqueles que mudaram de turma.

Josemeire do Nascimento Ferreira, que é coordenadora do Programa de Alfabetização (ProAC) e assessora pedagógica da Diretoria de Ensino, acrescenta que neste encontro de formação, além da exploração do material “Novo Lendo, Você fica Sabendo” e “Tempo de Mais Aprender” (TEMA), professores e coordenadores pedagógicos estão recebendo orientações e preparo para realizar diagnóstico.

Na opinião da professora do terceiro e do primeiro ano, Elisabete Pereira Lima, tudo o que está sendo apresentado no encontro vai contribuir bastante, porque já no terceiro ano, a criança tem que ser leitora e escritora, e as expectativas são para melhor desenvolvimento e resultados do trabalho em sala de aula.

Edilson Pinto da Silva está radiante, ele passou no concurso e está estreando na rede pública municipal de educação. “Venho da área de segurança e da área militar e agora na educação eu sei que tenho que preparar as crianças no primeiro e segundo ano do ensino fundamental”. Satisfeito pela nova chance Edilson elogia os investimentos da gestão Emanuel Pinheiro na pasta da Educação que tem à frente o secretário Alex Vieira Passos.

O ciclo formativo teve inicio no último dia 3 e se estende até o dia 13 de março, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC).

ProAC

A gestão Emanuel Pinheiro definiu como uma de suas prioridades na Educação a alfabetização. Nesse sentido, em 2019 implantou o Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) nos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental utilizando, pela primeira vez, material pedagógico específico e novas metodologias de ensino. Este ano, o programa foi ampliado para abranger o 3º Ano. 

“O ProAC tem como objetivo,  fortalecer o processo de alfabetização, assegurando à criança o direito de aprendizagem e contribuindo para a proficiência dos alunos”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado. 

O programa trabalha com o material didático da Coleção Novo Lendo Você Fica Sabendo: Letramento e Alfabetização, da Editora Aprender, com kits de aprendizagem para professores e alunos.

A coordenadora do ProAC, Josemeire do Nascimento Ferreira, explicou que durante a formação, gestores e professores analisam os processos de aprendizagem relacionados à escrita nos seus diferentes níveis conceituais; recebem orientações sobre como fazer intervenções pedagógicas distintas e também como o material pode atender às crianças em diferentes níveis no processo de aprendizagem da língua escrita.