Educação / ABERTURA

04 de Abril de 2017 13h00

Secretaria inicia programação da rede de educação voltada aos 298 anos de Cuiabá

04/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou a programação da rede municipal de educação voltada a comemoração alusiva ao aniversário de Cuiabá, nesta segunda-feira (03), nas dependências do órgão.

"Cuiabá está chegando nos 300 anos e tudo que se pensar daqui pra frente será nos 300 anos. Essa é a projeção do prefeito Emanuel Pinheiro. Então, serão muitas atividades ao longo do mês pensando justamento nisso", frisou a secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado.

A abertura do evento ficou marcado pela inauguração da Biblioteca Consciente do projeto Mais Saberes idealizado pela coordenadoria de Biblioteca Saber com Sabor. O espaço de leitura segue os mesmos moldes das outras duas estruturas existentes na capital, uma na prefeitura de Cuiabá e a outra comunidade rural do Aguaçu.

"Essa é a terceira biblioteca que inauguramos. Em 2010, idealizamos a primeira lá no saguão da prefeitura. Essa biblioteca possui o nome Consciente justamente para o cidadão ir lá emprestar o livro e devolver conscientemente. Nesse caso, em específico, o público é voltado para as pessoas que passam pela secretaria", disse a coordenadora Edevair Pereira.

A estrutura conta com aproximadamente 1.500 livros oriundos de doações comunitárias, de parceria privadas e do Plano de Ações Articuladas (PAR). As opções do acervo são de indicações para várias idades com conteúdos direcionado do público adulto ao infantil.

O espaço é reconhecido pelo Ministério da Educação e visa promover o incentivo da leitura por meio de um modelo estrutural que forneça o empréstimo de livros desburocratizado, diferente das bibliotecas municipais.

Outros

A programação de abertura contou com a apresentação do coral Educanto formado por servidores da rede municipal da SME. Cerca de 40 funcionários público entoaram o auditório do órgão repleto de pessoas.

Em seguida, o professor Pedro Félix, servidor da secretaria, palestrou sobre o tema Cuiabá de Outrora que conta um pouco da história de criação e desenvolvimento da capital mato-grossense. A palestra teve participação interativa dos presente e contou com a presença icônica do poeta e historiador cuiabano Moisés Martins.

Confira a programação semanal:

03 a 07 de abril

Exposição de obras literárias de escritores mato-grossenses

Local: Unidades de leituras das bibliotecas Saber com Sabor

Horário: Matutino e Vespertino

04 a 05 de abril

Projeto Educando para a Cuiabania III – Concurso de danças para alunos das unidades educacionais

Local: Saguão Lounge

Horário: Matutino (04) e Vespertino (05)

06 de abril

Exposição de Artes Plásticas

Local: Saguão Lounge

Horário: Período Integral

Projeto Educando para a Cuiabania III – Concurso de Culinária Cuiabana

Local: Emeb Profª Maria Dimpina Lobo Duarte

Horário: 18h

07 de abril

Projeto Educando para a Cuiabania III – Final do Concurso de Dança e premiações

Local: Teatro Maestro China

Horário: 08h

10, 11 e 12 de abril

Projeto Educando para a Cuiabania III – (City Tour) Um olhar cultural para nossa capital

Horário: Matutino e Vespertino