Educação / Voto direto

07 de Outubro de 2016 09h53

Secretaria inicia processo eleitoral para gestores das unidades educacionais

07/10/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação iniciou esta semana o processo para eleição geral para a escolha de diretor e coordenador pedagógico das unidades educacionais da rede municipal de Cuiabá (escolas, creches e centros municipais de educação infantis - Cmeis). O ato inclui também processo seletivo para escolha de secretários para as escolas e CMEIs. 

As inscrições para os candidatos serão realziadas  nos dias 10 e 11, das 8h às 11h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Educação. A relação das inscrições deferidas será divulgada no dia 14 de outubro, no mural da Secretaria Municipal de Educação

Para pleitear a função de diretor, coordenador ou secretário o profissional da educação deve seguir alguns critérios.

Para a vaga de diretor ou coordenador, o candidato deve ocupar cargo efetivo ou estável do quadro de profissionais da rede municipal de educação e ter no mínimo dois anos de efetivo exercício ininterruptos na unidade educacional que pretende atuar. No caso de diretor, o candidato deve ser habilitado em licenciatura plena e o coordenador ser habilitado em licenciatura plena em Pedagogia.

Para o cargo de secretário o candidato deverá ocupar cargo de técnico de administração escolar; ser efetivo ou estável na rede municipal de educação; e ter formação em ensino médio. 

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, as eleições para diretor e coordenador serão divididas em quatro etapas: Ciclo de Estudo, Avaliação de Conhecimento, Proposta de Trabalho e Eleição. Para secretário, a eleição será divida em duas etapas, Ciclo de Estudo e Avaliação de Conhecimento.  

Toda a organização das estapas dese processo será de responsabilidade de uma comissão, constituída por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep – subsede Cuiabá). 

O ciclo de estudos será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro na escola municipal Maria Dimpina, das 18h às 21h30. Será de forma presencial e não presencial. Serão considerados aptos os candidatos que obtiverem 100% de frequência na formação presencial e na execução das atividades de formação não presencial, estabelecidas pela comissão. 

A avaliação de conhecimento será constituída de prova escrita com questões objetivas e subjetivas e será realizada no dia 24 de outubro às 14 horas, na Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (Feics). A divulgação dos resultados da avaliação de conhecimento será no dia 1º de novembro.

A eleição para diretor e coordenador pedagógico será no dia 25 de novembro, nas unidades educacionais. Nas escolas será das 7h às 17h (nas escolas com dois turnos) e das 7h às 20h (escolas com três turnos). Nas unidades de creches e Cmeis será das 6h30 às 18h. O resultado da eleição será divulgado no dia 09 de dezembro.

Terão o direito a voto para diretor os profissionais efetivos e contratados; alunos a partir dos 12 anos de idade, regularmente matriculados e com frequência comprovada; pai, mãe ou responsável legal dos alunos menores de 16 anos de idade.

O coordenador pedagógico das unidades educacionais será eleito pelos profissionais da educação em efetivo exercício na unidade. Nas escolas, os conselheiros titulares também terão direito a voto para coordenador pedagógico. 

“É importante que toda a comunidade escolar participe desse processo, pois ela tem o papel fundamental para o exercício da gestão democrática na escola”, destacou a secretária.

A posse dos diretores, coordenadores e secretários será no dia 16 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso.