Educação / EDUCAÇÃO HUMANIZADA

10 de Agosto de 2017 15h18

Secretaria de Educação segue realizando capacitações com foco na valorização da vida

10/08/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

O trabalho de combate contra bullying e outros tipos de coação psicológica e emocional têm sido cada vez mais combatidos dentro e fora do ambiente escolar. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu mais uma capacitação para coordenadores pedagógicos da rede, nesta semana.

Sob o título “De Bem com a Vida”, a iniciativa contou com a presença de facilitadores do Centro de Valorização da vida (CVV)  e de um psiciólogo do Conselho Regional de Psicologia (CRP).

O encontro promoveu diálogo e buscou gerar a reflexão junto aos coordenadores sobre a valorização do ser humano no contexto da Educação. Princípio este proposto pelo prefeito Emanuel Pinheiro, como meotodologia de trabalho.

A diretora de ensino da SME, Zileide dos Santos, explica que é preciso reforçar este trabalho, para alertar os profisisonais da educação sobre os fatores que envolvem o aluno.

“Um estudante não é constituído só por escola e livros, mas sim com a formação do caráter, do repeito e da tolerância dentro dos limites da escola e fora dela [na sociedade] também. E é esta visão que queremos despertar em nossos profissionais, ao trabalahr com a formação de cidadãos”, explicou.

“Cuidar de quem cuida”. Este é o termo utilizado pelo psicólogo do CRP, Everaldo Santos, para delinear este encontro com os coordenadores da rede municipal de educação. “O humano se constitui na relação com outro humano e isso leva os educadores a ampliar sua visão e aguçar a sensibilidade para tudo que envolve os estudantes”, pontuou.

Um exemplo positivo deste preparo vem da Escola Municipal de Eduação Básica (Emeb) Ana Tereza Arcos Krause, que já possuía um projeto especifico para cuidar da saúde emocional dos estudantes. A diretora da escola, Olinda Almeida, avalia como positiva, a série de ações promovidas pela secretaria com este foco. E explica da importância das equipes gestoras ficarem atentas a tudo que envolve saúde emocional, em ambiente escolar.

“Nós já estávamos atentos a situações como esta, mas, não imaginávamos que elas poderiam estar tão próximas de nós assim. E esta ação de combate maciço, que vem sendo realizada por parte da SME vem de forma a nos deixar ainda mais seguros para poder continuar exercendo nosso trabalho, de forma positiva”, explicou.