Educação / Reconhecimento

24 de Junho de 2015 11h02

Secretaria de Educação recebe certificado de honra por incentivo à leitura

24/06/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá foi homenageada pelo Salão Cultural da Recuperação Italiano (Salotto Culturale Recupero) com certificado de honra pelas ações realizadas nas unidades educacionais para incentivo à leitura. 

A homenagem é de autoria da presidente da entidade, a jornalista e ativista cultural Teresa Gentile.

“Pelo sincero exemplar férvido compromisso voltado a disseminar palavras, obras e exemplos de vida em humanidade e por saber compartilhar com um número crescente de amigos espalhados pelo mundo, uma impetuosa inspiração poética e artística voltada à abrangente propagação de uma cultura entrelaçada de emoções, de respeito e de paz”, diz trecho do documento de honraria.

Entre as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação para incentivar a leitura nas unidades de ensino está a Mostra Literária “Viajando pelo Mundo da Leitura", promovida em parceria com a escola municipal Jesus Criança e a escritora Ana Stoppa.

A mostra foi realizada no último sábado (20) na Escola Jesus Criança e envolveu toda a comunidade escolar, equipe de profissionais da unidade e da Secretaria Municipal de Educação. 

A escritora Ana Stoppa, que veio a Cuiabá especialmente para o evento, promoveu a doação de mil exemplares de livros de sua autoria. Ana Stoppa também é ambientalista e autora do Projeto "Primavera Planta e o Planeta Agradece" e apoia projetos ambientais em vários países. 

Segundo a escritora, seus livros são produzidos com recursos próprios e nenhum deles é vendido, todos são doados a crianças carentes e ela faz questão de entregá-los em mãos. “Podemos ser um grão de areia no meio do oceano, mas somos capazes de fazer a diferença, pois o saber ainda é, infinitamente, maior que o ter”, observou a escritora.

“Acredito que o incentivo à leitura é uma das ações mais importantes que uma escola pode fazer em prol de seus alunos e a escola Jesus Criança e a escritora Ana Stoppa estão de parabéns por essa iniciativa”, disse o secretário municipal de Educação Gilberto Figueiredo.

“Realmente admirável é a contínua, apaixonada procura pelas melhores expressões de beleza, de construtivo amor entre gerações, de sabedoria, de atenção para com os pequenos, com os fracos e com a natureza. Somos gratos pela sua capacidade de saber disseminar sementes preciosas de verdade a serem compartilhadas serenamente e de forma fraterna, além de cada estéril barreira de orgulho, prevenções, ideologias, língua, espaço e tempo”, encerrou Tereza Gentile em sua homenagem.