Educação / MÊS DAS INFÂNCIAS

31 de Julho de 2022 06h10

Secretaria de Educação realiza formação para profissionais que atendem a 2ª infância

31/07/2022

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

Em agosto, Mês das Infâncias, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará vários eventos formativos, iniciando no dia 1º, com a 3º Formação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Brincar e Letrar, edição 2022. Os eventos formativos terão como público alvo Coordenadores Pedagógicos e Professores que atendem crianças da 2ª Infância (Pré-escola II). E no dia 27, Dia D 'EI' (Dia da Educação Infantil), com o tema 'Cuidar do começo da vida muda a vida toda', acontecerão oficinas em unidades educacionais da rede pública municipal, para formação continuada com os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI).

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre a importância do estabelecimento de princípios e diretrizes para a formulação e implantação de políticas públicas voltadas para este período da formação humana, que compreende os seis primeiros anos das crianças, diante das especificidades e da relevância  para o desenvolvimento infantil. “Considerando o contexto atual e as práticas educativas para uma Educação Infantil de qualidade, a rede pública municipal de Cuiabá concretiza na Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão, documento que norteia o Projeto Político Pedagógico das unidades educacionais. A Educação Infantil é um espaço que deve estar comprometido com a aprendizagem e o desenvolvimento de todos as crianças da primeira infância. Essa é a prioridade da gestão Emanuel Pinheiro, uma proposta pedagógica inclusiva que respeita a singularidade de cada grupo etário e contempla a sua diversidade”, disse a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Programação

O primeiro evento formativo vai acontecer de 1º a 5/08, no formato presencial, no Hotel Fazenda Mato Grosso tendo como público alvo os Coordenadores Pedagógicos. A abertura será às 13h, com a presença da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. Logo após, acontecerá a formação com o tema ‘A literatura infantil como um caminho para a inserção das crianças de 5 anos, em um mundo letrado’, com a Profª. Esp. Ana Cláudia Silva, da Aprender Editora.

De 2 a 5/08, com o mesmo tema, a formação será voltada especialmente para os Professores que atendem a 2ª Infância (Pré-escola II).

Entre os dias 10 e 12, no formato on-line, com transmissão pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube, a formação será voltada para os Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), com  o tema ‘Efetivação da política de ensino da Escola Cuiabana para a 1ª Infância”, e as especificidades das práticas pedagógicas com bebês (Berçário), crianças bem pequenas (Maternal) e crianças pequenas (Jardim I e II). As palestras serão ministradas pela Prof.ª Dra. Iury Lara Alves.

No dia 27, no formato presencial, nas unidades educacionais que oferecem Educação Infantil, Gestores Escolares, Professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI) estarão participando de vivências ligadas às ações pedagógicas voltadas à Rotina Universalizada.

 

Serviço – 3ª Formação do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) – Brincar e Letrar – 2022

Data:

- 1ª a 5 de agosto – Hotel Fazenda Mato Grosso (Presencial)

- Público alvo – Coordenadores Pedagógicos e Professores da 2ª infância

 

- 10 a 12 de agosto – on-line com transmissão pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube

- Público alvo – Professor do Jardim II e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)

 

- 27 de agosto – Nas unidades educacionais

- Público alvo – Gestores Escolares, Professores e Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI)