Educação / Vagas

20 de Abril de 2016 17h30

Secretaria de Educação inicia cadastros para preenchimento de vagas em CMEIs

20/04/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação iniciou esta semana os cadastros para preenchimento de vagas em novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Entre os dias 28 de março e 03 de maio a prefeitura de Cuiabá entregará oito novos CMEI's, abrindo 1.920 novas vagas para a educação infantil em Cuiabá. 

 Para buscar uma dessas vagas os pais precisam fazer um cadastro em uma dessas oito unidades inauguradas. As primeiras unidades a receberem os cadastros serão os CMEIs Manoel de Barros, no bairro Jardim Imperial, e Maria Conceição Oliveira de Souza, no bairro CPA IV, cujo prazo será até o dia 29 de abril. 

 Além dos CMEI's, também começaram os cadastros nas Escolas Municipais Carlos Alberto Reyes Maldonado, no Jardim Imperial, e Liberdade, no Osmar Cabral. 

 Cada CMEI tem capacidade para atender 240 crianças, sendo 140 com idade de 0 a 3 anos. As escolas vão atender alunos de 4 a 9 anos de idade. As escolas têm capacidade para atender aproximadamente 300 alunos, da educação infantil e do 1º ao 3º ano. 

 Conforme explica a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, os pais devem fazer o cadastro na unidade em que deseja uma vaga para os filhos. No ato do cadastro é preciso ter em mãos os documentos da criança e dos pais ou responsáveis e um comprovante de endereço. “É importante destacar que esses cadastros não representam a conquista da vaga. Após a finalização dos cadastros, eles serão analisados por uma comissão da Secretaria de Educação, que levará alguns critérios em consideração na hora de selecionar os alunos”, explica a secretária, lembrando que esses critérios serão baseados no acordo firmado entre a Secretaria de Educação, o Ministério Público e Conselho Tutelar. 

 A secretária destaca ainda que é meta dos Planos Nacional e Municipal de Educação universalizar o atendimento de crianças de 4 e 5 anos até o final de 2016. E é meta também atender 50% da demanda de 0 a 3 anos até o ano de 2024. Hoje Cuiabá atende 37% da demanda de 0 a 3 anos. 

 “Com a entrega desses CMEIs e de outros sete que serão entregues até o final do ano, Cuiabá universalizará o atendimento de 4 e 5 anos e se aproximará do atendimento de 50% de 0 a 3 anos”, explica a secretária.

 Atualmente, a rede municipal de ensino de Cuiabá atende 7.231 alunos na creche (de 0 a 3 anos), 10.022 na pré-escola (4 e 5 anos).

 Em caso de o pai não conseguir uma vaga para o filho na unidade desejada ele pode fazer um cadastro pelo telefone 0800-646-2003 e a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar vai direcionar essa criança para outra unidade que fica mais próxima de sua residência.