Educação /

30 de Março de 2012 14h38

Secretaria de Educação de Cuiabá e escolas preparam caminhada contra a dengue

30/03/2012

Giovânia Duarte - SME (65) 3645-6578

Articuladores do Programa Escola de Tempo Integral participaram hoje (30-03) de um encontro com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) para finalizar a programação da “1ª Caminhada Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor!”, que será realizada no dia 04 de abril, a partir das 7h30. A concentração será na Praça Alencastro e a chegada na Praça Santos Dumont.

O evento é promovido pela SME em parceria com o Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e TV centro América, com o objetivo de sensibilizar a sociedade cuiabana sobre a importância da Educação Ambiental por meio de ações que amenizem as consequências causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A caminhada é uma ação do projeto “Agente Mirim de Combate à Dengue é coisa séria, sim Senhor”, implementada em 2010 pela Secretaria de Educação da capital, que possibilita a estudantes do município, de 05 a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à doença por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação aos moradores do entorno da própria residência do aluno.

O projeto é divido em duas fases: na primeira, os estudantes visitam residências e sensibilizam os moradores para o combate aos possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Vistoriado pelo Agente Mirim contra a Dengue”. A segunda etapa será a realização de um concurso de redação e produção de desenhos acerca do tema.

A ação envolverá 3 mil alunos, parceiros e profissionais da educação do município.