Educação / ALUNOS NOVOS

10 de Janeiro de 2017 15h31

Secretaria de Educação anuncia prazo de matrículas em creche e CMEI de Cuiabá

10/01/2017

GLAUCIA COLOGNESI

Jorge Pinho

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) detalhou, por meio da Portaria nº 2/2017/GS/SME, publicada nesta semana, no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), o período de “Matrículas Web” e os detalhes de como funcionará o processo.

 

Conforme a Portaria da SME, a matrícula informatizada é para alunos novos nas 51 creches e 17 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da capital. As matrículas ocorrerão de 23 a 24 de janeiro para as unidades educacionais das Regionais Norte e Leste e 25 e 26 para as Regionais Sul e Oeste. O objetivo é evitar o congestionamento da rede web.

 

Ao todo, serão ofertadas 3.712 vagas para crianças de zero a 5 anos de idade. As solicitações de matrículas que extrapolarem a quantidade de vagas disponíveis farão parte automaticamente do Cadastro de Reserva.

 

Passo a passo

 

A matrícula web se dará em três etapas. A partir do início da data da matrícula em sua regional, os pais deverão entrar no site da Prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br), onde encontrarão um link para o Portal Matrícula Web/SIGEDUCA. Lá, os responsáveis devem cadastrar seus dados e dos filhos. Na segunda etapa, os pais devem imediatamente solicitar a matricula da criança escolhendo a unidade educacional mais próxima de sua residência. Depois, eles devem aguardar a convocação da Secretaria de Educação para levar os documentos na unidade escolar e efetivar a matrícula. Vídeos tutoriais estarão disponíveis no portal da Prefeitura com o passo a passo de como manusear o sistema.

 

Conforme a Secretaria, o principal critério para a seleção dos alunos será a proximidade da residência como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

Pontos de acesso

 

As pessoas que não possuem acesso ao computador e/ou à internet podem recorrer aos pontos de acesso, ou seja, aos postos de atendimentos físicos que serão equipados e preparados pela SME nos bairros. Lá estarão disponíveis equipamentos de informática e pessoas aptas a atender ao público e tirar dúvidas. As pessoas também poderão ligar no 0800 646 2003 para obter informações no decorrer do processo.