Educação /

13 de Fevereiro de 2012 16h18

Secretaria de Educação de Cuiabá empossa coordenadores de creches

13/02/2012

Giovania Teixeira Duarte - SME (65) 9204-8386/3645

 

As creches do município de Cuiabá contam, a partir de hoje (13-02), com a função de coordenador pedagógico, profissional que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas ao ensino e aprendizagem, além de integrar todos os envolvidos nesse processo.

Na última sexta-feira (10-02), a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) empossou os aprovados no processo seletivo, realizado de dezembro de 2011 a fevereiro deste ano, para atuar em 20 creches e sete pólos da rede municipal de ensino da capital.

Para concorrer à função, os candidatos deveriam obedecer a critérios como ser efetivo no quadro dos Profissionais da Educação Básica do Município, no cargo de Técnico em Desenvolvimento Infantil (TDI), licenciado em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil ou licenciado em Pedagogia com especialização em Educação Infantil, ter cumprido período de estágio probatório na rede e ter disponibilidade de 40 horas nos sistema municipal de ensino.

A seleção foi composta por três etapas, sendo a primeira prova escrita de conhecimentos teórico-prático, seguida de entrevista e análise de títulos dos candidatos.

Durante a cerimônia de posse, realizada nas Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), o secretário de educação do município, Permínio Pinto Filho, destacou a concepção de creche como entidade educativa, preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). “Abandonamos o modelo assistencialista da creche e passamos para o princípio educativo. No entanto, sabemos que o primeiro lugar de se educar é no ambiente familiar. O segundo é a escola. Gostaria de conclamar todos vocês para que assumamos a postura de envolvimento da família com a escola, pois ele é importantíssimo”.

Na oportunidade, o secretário também ressaltou a importância do coordenador pedagógico no contexto escolar. “O olhar preocupado e comprometido com a educação das nossas crianças fará diferença no ensino que ofertamos. Desejo sucesso no trabalho de vocês”.

Permínio ainda falou sobre as intervenções na estrutura física das unidades de ensino da rede que serão realizadas este ano. “Reconheço que temos muitas deficiências em nossas escolas e creches, pois a maioria dos prédios da rede é antiga. Mas também é fato que temos nos empenhado para reverter essa situação. Só este ano, 60 unidades de ensino serão reformadas. Desse total, 20 creches estão incluídas, além das que estão sendo reformadas no momento”, informou.

Também presente ao evento, a presidente do Sintep/Subsede de Cuiabá, Helena Maria Bortolo, afirmou que a criação da função de coordenador pedagógico para as creches do município “é um grande avanço educacional para o município, pois o processo seletivo foi comungado por todos os envolvidos no processo, que legitimou a competência e o compromisso com o processo pedagógico”.

De acordo com a presidente, a conquista é resultado de diversos debates com os gestores do município. “Devo destacar o respeito do secretário de educação e do prefeito Chico Galindo as nossas reivindicações, como no pleito desse profissional para as creches e o aumento real de salário que tivemos no ano passado”.

Na avaliação da diretora da creche municipal Josefa Parente, no bairro Bela Vista, a atuação do coordenador no ambiente escolar fortalece o processo pedagógico.  “Esse é um momento histórico e fruto de muita luta para nós trabalhadores da educação, pois é um profissional que só acrescenta dentro das creches e das escolas. Estamos muito felizes com a presença de vocês”, comemorou.

Há 13 anos exercendo o cargo de TDI, Onoíse da Silva Pereira, 33 anos, foi uma das selecionadas para coordenadora pedagógica e atuará na creche Colomba  Cacélia Lombardi Dorileo, no bairro Jardim Imperial. Segundo ela, a possibilidade de atuar na coordenação é um ganho para a educação municipal. “Ainda não temos experiência na função, mas a SME nos dará esse suporte para oferecermos um atendimento de qualidade aos nossos alunos”.

“É uma oportunidade de ampliar nosso espaço de atuação, além da valorização profissional dos Técnicos em Desenvolvimento Infantil”, analisa a TDI da creche Santa Inês, no bairro Poção, Alice Araújo da Luz, 41 anos.

Aprovada no teste seletivo, a nova coordenadora diz que trabalhar a parte pedagógica nas creches era um anseio de toda a categoria. “Temos certeza que isso contribuirá para nosso crescimento profissional e para a melhoria do ensino oferecido no município”.

Também participaram do evento a secretária adjunta de Educação, Cilene Maciel, a secretária adjunta de Cultura, Silvana Abdala, o diretor de Gestão Educacional da SME, Gilberto Fraga de Melo, diretora de Ensino, Elenir Honório do Amaral, diretora de gestão de pessoas, Dilma Alves da Silva, além dos vereadores Néviton Fagundes e Adevair Cabral.

A rede de ensino da capital possui hoje 50 creches que atendem cerca de 5,3 mil alunos.