Educação / SEGURANÇA

18 de Setembro de 2019 10h00

Secretaria avalia implantação de moderno sistema de segurança na rede municipal de Ensino

18/09/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estuda a implantação de um sistema de vigilância eletrônica integrada nas unidades educacionais da rede pública de Ensino.

O projeto piloto, que deverá chegar na rede no ano que vem, abrangerá, numa primeira fase, 30 unidades educacionais e contará com 16 câmeras, alarmes, barramento infravermelho e cobertura de seguro contra furtos e roubos de até 20 mil reais, além de rondas realizadas pela empresa, com veículos e motos.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que o projeto vem sendo construído passo a passo e, não será implantado em definitivo, sem que seja discutido com os profissionais da Educação e tenha seus resultados avaliados. O gestor garantiu ainda, especialmente aos Técnicos de Manutenção e Infraestrutura Escolar (TMIEs), hoje na função de vigilantes, que não haverá qualquer prejuízo em suas funções e que o projeto visa trazer mais segurança às unidades escolares.   

“Esse é um projeto piloto que está sendo desenvolvido para atender as solicitações das quase 500 equipes gestoras da unidades educacionais e, muito importante, antes de ser implantado, será avaliado criteriosamente. Não podemos esquecer que a gestão Emanuel Pinheiro tem como prioridade a humanização e a valorização dos servidores, além do compromisso de promover avanços na Educação, o que significa garantir a qualidade do Ensino, a segurança de alunos e dos profissionais nas unidades”, ressaltou Alex Vieira Passos.

De acordo com o secretário, a segurança nas unidades escolares, depende do trabalho executado pelos cerca de 800 vigilantes que hoje atuam na rede municipal de educação. “A implementação do sistema eletrônico de vigilância não acarretará de forma alguma, em prejuízo aos mais de 800 vigilantes que atuam hoje na rede. Eles continuarão a desenvolver seu trabalho, auxiliando na segurança das unidades educacionais”, reafirmou o secretário. 

As câmeras serão instaladas nas unidades escolares, em locais de uso coletivo, serão monitoradas por agentes de segurança e permitirá aos pais e responsáveis acompanhar seus filhos pelo portal do pai/aluno da Educação de Cuiabá.