Educação / AÇÃO IMEDIATA

29 de Junho de 2017 10h28

Secretaria age rápido na inspeção de infraestrutura de creche

29/06/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Menos de 24 horas do chuveiro elétrico da Creche Municipal Lucila Fortes ocasionar curto circuito na rede elétrica do banheiro da unidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME) efetuou vistoria técnica para elaborar o diagnóstico da ação emergencial a ser realizada.

De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria, Rubens Mariano, a corrente da parte elétrica do banheiro é muito alta para a instalação monofásica existente sendo o principal motivo de ter ocasionado o aquecimento do chuveiro.

"O fio aqueceu devido não ter suportado a corrente elétrica, pois a instalação é imprópria sendo recomendado uma instalação bifásica para diminuir a tensão de corrente", explicou.

A pasta de Educação já solicitou o orçamento da troca parcial da rede elétrica da unidade voltada a parte do banheiro e, posteriormente, efetuará a substituição da instalação de fios do segmento da creche.

A creche está entre os 17 centros de Educação Infantil com obras de reforma geral da instalação elétrica em licitação. Ao todo, serão investidos R$ 2 milhões para substituição da fiação e equipamentos específicos ao sistema de eletricidade dessas unidades.              

Inspeção Emergencial

Os problemas de infraestrutura emergencial, surgidos ao longo do ano letivo, seguem o seguinte procedimento: a direção da unidade, ao constatar a situação, entra em contato com a diretoria de Infraestrutura da SME e registra a espécie de boletim de ocorrência o qual é encaminhado para a área técnica em questão que, em seguida, direciona os engenheiros, 'in loco', para inspeção e elaboração de laudo.

Após feito o laudo, o setor de Infraestrutura define o plano de ação em cima da constatação técnica do engenheiro. No caso da creche, em específico, o contato com a pasta foi efetuado, na manhã desta quarta-feira (28), sendo no período vespertino realizado a visita técnica na unidade.

Nova Visão

A pasta de Educação ressalta a existência de 96 unidades de ensino com condições de infraestrutura péssimas e ruins em toda rede sendo destas 23 creches municipais de Educação Infantil.

De acordo com o levantamento do novo gestor de Educação, Rafael Cotrim, há pouco mais de 90 dias à frente da secretaria, a falta de infraestrutura nas unidades ocorre pela ausência de política de manutenção preventiva o que contribui na precariedade cada vez maior da estrutura física.

Diante disso, a gestão municipal, por intermédio da secretaria, elabora um grande programa de reconstrução da rede física escolar municipal para então estabelecer a viabilidade da aplicação do novo conceito de manutenção preventiva.

A nova forma será a grande ferramenta de gestão para combater o desperdício de recursos públicos, ou seja, o planejamento será o foco da pasta de Educação para garantir mais recursos  para a necessidade de custeio dos equipamentos públicos especiais.