Educação / FORÇA-TAREFA

16 de Fevereiro de 2018 18h52

Salas móveis são concluídas em escola atingida por temporal

16/02/2018

Ruan Cunha

Jorge Pinho

Arquivo

As oito salas móveis improvisadas no pátio da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Dimpina, do bairro Coxipó, foram concluídas e garantirão o retorno das aulas marcado para para próxima segunda-feira, dia 19.

A construção temporária foi a solução encontrada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para não gerar prejuízo pedagógico aos cerca de 400 alunos, devido ao desabamento do teto da estrutura escolar, ocorrido no início de fevereiro, após o forte temporal que atingiu a Capital.

Após quase uma semana de terraplanagem e adequação de drenos para o escoamento de água da chuva no terreno da escola, os trabalhos de construção das salas foram concluídos em dois dias e meio, segundo a diretora escolar, Dilza Catarina, que acompanhou a força-tarefa da prefeitura.

“A comunidade está mais tranquila depois que viram a cobertura das salas e o andamento das obras  porque, até então, estava somente o maquinário trabalhando e agora estão mais seguros”, contou a diretora da Emeb.

Os trabalhos agora voltam-se para a instalação elétrica das oito salas de aulas, prevista para esse final de semana. A readequação do prédio da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), onde serão improvisadas a cozinha escolar e a sala administrativa da unidade, possui a previsão de conclusão ainda na próxima semana.

As adaptações, devido à causalidade do temporal, também se estenderão ao Cardápio Escolar já que a cozinha deve ficar temporariamente inutilizável até a conclusão desse trabalho. De acordo com a responsável técnica do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os alimentos direcionados aos alunos serão sem cocção, ou seja, prontos para o consumo.

Visita

A prefeitura tem atuado de forma rápida e emergencial para garantir o retorno normal das aulas na escola que teve a estrutura física prejudicada pelo temporal. No último final de semana, o prefeito Emanuel Pinheiro visitou as obras das salas móveis e garantiu a conclusão das obras.

“Viemos aqui, in loco, checar como estão as obras emergenciais que estamos realizando, para que quando as aulas retornem, nenhum aluno fique fora da sala de aula,” completou, na ocasião, o prefeito.

A Defesa Civil interditou o local e o setor de Infraestrutura da secretaria de Educação do município analisará o projeto construtivo da escola para averiguar a necessidade de demolição e construção total ou reforma dos danos causados pela forte chuva.

Escola 300

Vale lembrar que a EMEB Maria Dimpina não está entre as 96 das escolas municipais consideradas com a infraestrutura precária e que passam pelas benfeitorias e intervenções emergenciais do programa Escola 300, o que caracteriza um caso atípico devido ao temporal, que no último final de semana, quando houve o incidente,  teve o registro de 140 mm de chuva, volume maior que a média histórica para o período.