Educação / INTEGRIDADE

23 de Outubro de 2017 08h05

Retomada de CMEI Recanto do Sol dá dignidade para a comunidade

23/10/2017

RAFAELA GOMES CAEATANO

Tchélo Figueiredo

A retomada das obras paralisadas do CMEI Recanto do Sol simboliza a dignidade para as inúmeras famílias que constroem sua história na região, conforme pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro. Ao longo da solenidade de oficialização dos trabalhos, que aconteceu nesta quarta-feira (18), o gestor refletiu sobre o impacto que o centro de educação surtirá sobre os moradores deste, que é um dos bairros mais distantes das principais áreas da Capital.

“É fundamental fazer esse investimento na região, que não apenas se encontra em uma das extremidades de nossa cidade, como também carece com a oferta de serviços. Nosso trabalho é enraizado nas necessidades da população e para que todos os nossos serviços alcancem os locais mais longínquos, é crucial que estejamos exatamente onde a carência reside. A retomada desta obra representa a dignidade para esta comunidade, que chegou a sonhar com a concretização da estrutura, mas pereceu diante de um esqueleto a céu aberto. Hoje retomamos também este vívido sonho, que muito em breve estará materializado em uma unidade de ensino repleta de crianças sendo formadas para o futuro”, afirmou o chefe do Executivo.

As famílias da região já têm percebido a movimentação de operários no espaço, o que evidencia ainda mais a consolidação do compromisso de tolerância zero com obras abandonadas, por parte do município. Para Carolina Carneiro dos Santos, a tão aguardada chegada do centro municipal transformará sua rotina, facilitando o deslocamento do pequeno Davi Lucas, de apenas dois anos.

“Esse CMEI é realmente um sonho antigo e levar meu filho para a unidade será muito mais simples. Atualmente ele estuda no centro Aliane Fátima, que fica bem longe de nós e eu só consigo ir até o local de bicicleta. Todos os dias eu enfrento esse trajeto sob o sol forte, mas com a inauguração do novo espaço, tudo vai ser diferente. Poderei vir a pé, pois ele fica bem perto da minha casa”, compartilhou.

Para o casal de idosos Erzolina e Adelson de Oliveira, que vivem na região há 15 anos, a demanda de crianças que precisam de um CMEI é evidente. Segundo o casal, que possui 14 bisnetos, o comprometimento do prefeito Emanuel Pinheiro é o que faz a diferença na retomada das obras.

“Nós moramos na esquina da rua que fica em frente ao CMEI e vemos que algo novo está acontecendo aqui. Após anos paralisada, a obra está ganhando vida, forma e eu sei que o prefeito é quem está reforçando os trabalhos no local, comentou Adelson. Para dona Erzolina, a unidade de ensino é reflexo de um anseio comunitário. “Muito mais que o um desejo das crianças, esse centro faz parte de algo que toda a comunidade tem imaginado por muito tempo, principalmente porque a necessidade é grande entre todas as famílias”, completou.