Educação / CONFERÊNCIA

18 de Maio de 2018 10h30

Representantes do Fórum Municipal de Educação convidam instituições para avaliação do PME

18/05/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O presidente do Conselho Municipal de Educação e diretor geral de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Cuiabá, Luiz Batista Jorge visitou nesta quinta-feira (17) a diretoria da Universidade de Cuiabá. O objetivo foi convidar a instituição de ensino superior para a Conferência Municipal de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), evento que acontecerá no final do mês de junho.

Durante a reunião Luiz Jorge falou sobre como o processo vem sendo construído e a proposta do prefeito Emanuel Pinheiro, no sentido de trazer para a avaliação e revisão do Plano, o conjunto das instituições de ensino que atuam no território do município.

O processo de revisão, ajuste e organização do PME está sendo construído desde o ano passado sob a coordenação do Fórum Municipal de Educação, composto por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Turismo, Desporto, Meio Ambiente, Cultura e Patrimônio Histórico, Sintep - subsede de Cuiabá e o Conselho Municipal de Educação.

“Em 2015 fizemos a primeira revisão do plano e, a partir daí, passou-se a fazer o seu monitoramento e, a cada dois anos, uma avaliação”, explicou o coordenador.

Luiz Jorge explicou também que o Plano Municipal de Educação não é exclusivo das redes públicas de ensino e sim um plano territorial. “Sendo um plano territorial, é fundamental que as instituições de ensino, particulares e filantrópicas, participem da sua avaliação pois se trata de um documento que abrange do ensino fundamental ao superior, em todas as propostas de formação”, explicou.

O coordenador lembrou ainda que historicamente não existe uma grande participação do Estado ou mesmo das instituições particulares ou filantrópicas nas discussões em torno do PME mas, a atual gestão do Município, pretende mudar essa condução. “Estamos fazendo um trabalho de sensibilização junto às instituições ligadas à educação, destacando a necessidade da participação de todos nessa discussão”.

Como instituição as universidades e institutos técnicos de ensino participarão da Conferência Municipal de Avaliação do PME com dois delegados natos e dois suplentes, cada uma.

A coordenadora Acadêmica da Unic, Edirles Mattje Backes disse que para a instituição o convite é um grande privilégio. “Sempre lutamos para que tivéssemos o mesmo espaço que outras instituições de ensino. Temos uma grande contribuição em Cuiabá e em Mato Grosso. Acreditamos na transformação que a Educação promove. Cursar uma universidade é um instrumento de libertação, e poder escolher estudar, abre janelas importantes, para as pessoas. O que pudermos contribuir nesse processo, com certeza vamos fazer”, concluiu.

 

Programação

Desde o dia 10 de maio até o dia 15 de junho, as unidades escolares estarão realizando conferências internas, avaliando e discutindo propostas.

No dia 14 de junho, o Fórum Municipal de Educação realiza uma reunião com representantes de todas as instituições de ensino particulares e filantrópicas.

No dia 21 de junho, está marcada uma audiência pública, no auditório Deputado Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa e no dia 25 de junho, acontece a Conferência Municipal de Avaliação da PME, no Hotel Fazenda Mato Grosso.