Educação / HUMANIZAÇÃO

12 de Agosto de 2019 15h30

Rede municipal de Educação ganha novas e modernas unidades na gestão Emanuel Pinheiro

12/08/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em dois anos e oito meses à frente do Executivo Municipal, o prefeito Emanuel Pinheiro retomou, finalizou e deu início a mais de 30 obras entre reformas e construções de novas unidades de ensino. O objetivo é reestruturar a rede física da Educação, que não passava por reformas significativas há pelo menos 20 anos e aumentar o número de vagas com a transformação de unidades de creche em Centros de Ensino Infantil, para atender a demanda na faixa etária de 0 a 3 anos.

“Estamos fazendo grandes investimentos na reforma total de escolas e na construção de novas unidades. Nossa meta é ampliar o número de vagas na faixa etária dos 0 aos 3 anos. Para atender essa demanda, estamos construindo cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil e transformando 51 unidades de creche em Centros Educacionais Infantis (CEIC), com um novo conceito de Educação. Essas ações, e outras voltadas para o pedagógico e a valorização dos profissionais, estão transformando a Educação em Cuiabá, ainda mais humanizada, para alunos e os profissionais, e para aqueles que mais precisam”, destacou o Prefeito Emanuel Pinheiro.

REFORMA TOTAL

Em mais de dois anos e meio, muitas obras foram retomas, finalizadas e entregues a população. Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação retomou três grandes obras, as reformas das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, Irmã Maria Betty de Souza Pires e Floriano Bocheneki. As obras, em todas elas, envolvem a substituição de toda a cobertura, troca da rede elétrica, reforma geral dos banheiros, adequação da acessibilidade, pintura e outros serviços, como novas cozinhas, setor administrativo, playground e adequação de quadras poliesportivas.

Também foi iniciada a construção de cinco dos sete novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), já estão sendo implementados os novos Centros de Educação Infantil Cuiabanos (CEICs). Com essas ações, os alunos terão espaços mais adequados e o poder público vai aumentar a oferta de vagas na rede pública municipal, em pelo menos, 1,5 mil vagas.

De acordo com o secretario Alex Vieira Passos com a readequação física das creches, transformando essas unidades em CEICs, e uma gestão moderna e equilibrada, será possível atingir a meta determinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro de atender, até 2024, 50% da demanda por vagas, na Educação Infantil. “Daí o nosso esforço, em construir novas soluções, que não impactem a administração municipal, mas que atendam às necessidades da população”, explicou Alex Vieira Passos.

As obras já realizadas e em andamento na Educação totalizam investimentos de mais de R$ 20 milhões. “As mudanças são visíveis e não se trata apenas de obras físicas. Na gestão Emanuel Pinheiro já liberamos mais de R$ 3,5 milhões para reequipar nossas unidades educacionais com móveis e carteiras novos, televisão, computadores e outros equipamentos. Sabemos que ainda temos muito trabalho mas acreditamos que com uma gestão moderna, responsável e humanizada, estamos transformando a Educação de Cuiabá”, finalizou o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Nos próximos dias, a gestão entrega mais duas obras à população, o segundo Centro Municipal de Educação Infantil (CEIC) Mariana Fernandes Macedo, no bairro Dom Aquino, e a readequação da quadra poliesportiva da EMEB Tereza de Benguela, no bairro Jardim Comodoro.