Educação / Mais Educação

20 de Outubro de 2014 11h13

Qualificação de profissionais promove a prática do atletismo nas escolas

20/10/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Pelo menos 180 profissionais que trabalham com atividades esportivas nas escolas da rede municipal de Cuiabá participaram nesta sexta-feira (17) de uma formação continuada para trabalhar a modalidade de atletismo nas escolas. A formação faz parte do projeto Mini Atletismo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Participaram da formação 120 professores de educação física e 60 monitores que atuam com atividades esportivas pelo Programa Mais Educação. 

O coordenador de Ensino e Graduação da Faculdade de Educação Física da UFMT, Tomires Campos Lopes, explica que o objetivo da formação é fomentar o uso de materiais alternativos para a prática do atletismo no espaço escolar. “Com esses materiais os professores poderão realizar atividades que desenvolvam habilidades de corrida, salto e arremesso”, disse o professor.

Segundo o coordenador, todo o material alternativo foi confeccionado com o reaproveitamento de garrafas pet, caixa de papelão, pneus, cordas, cabo de vassoura, galões de produtos de limpeza, entre outros materiais. “Todo esse material foi produzido como um componente lúdico, com o objetivo de atrair a criança para a prática do atletismo”, completou.

Os materiais foram produzidos por alunos das escolas municipais Maximiano Arcanjo da Cruz e Tancredo de Almeida Neves.

Segundo a assessora pedagógica da coordenadoria de Formação, Viviane Darolt, os professores poderão trabalhar o atletismo como uma atividade extra na escola, em forma de gincanas. 

A professora de educação física Marcela Martins, da coordenadoria de Programas e Projetos, acrescenta que o objetivo do projeto é proporcionar a prática de atividades físicas em grupo, trabalhando a modalidade do atletismo como atividade de caráter educativo. Além dissi, visa tambpem a inclusão e a interação social dos alunos e desenvolver o espírito de equipe e liderança.

As escolas receberão um material guia, enviado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), entidade que desenvolveu o projeto Mini Atletismo. Desenvolvido por especialistas de vários países o guia foi adaptado às condições nacionais pela Confederação Brasileira de Atletismo. 

“A prática do futsal é muito forte na maioria das escolas e os alunos não se interessam por outras atividades, como o atletismo. Mas, a proposta é incentivar esses alunos a praticarem outras modalidades esportivas e a construção do próprio material vai contribuir para isso”, disse a professora de educação física da escola Maximiano Arcanjo da Cruz, Joice Trombeta. 

Além dos 180 profissionais da rede municipal, também participaram da formação alunos de educação física da UFMT.