Educação / CURIOSOS POR NATUREZA

05 de Junho de 2021 06h10

Projetos desenvolvidos na rede auxiliam no desenvolvimento das crianças

05/06/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Como parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, a Creche São Mateus está desenvolvendo o projeto Curiosos por Natureza. Com duração de quatro semanas, com início no dia 31 de maio, quando os pais foram na unidade buscar os kits, o projeto prossegue  até o dia 26 de junho. As atividades estão acontecendo de forma remota, com aulas gravadas,  elaboradas de acordo com as Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a política do Município -  Escola Cuiabana, e adaptadas a realidade dos alunos e a faixa etária de cada turma. A Creche São Mateus, localizada no bairro de mesmo nome, atende 114 crianças/estudantes da Educação Infantil,  1ª infância (Crianças bem pequenas de 1 ano a 3 anos e 11 meses), nas modalidades  Maternal, Jardim I e Jardim II.

Andrea de Oliveira Andrade, Técnica de Desenvolvimento Infantil (TDI), idealizadora do projeto, contou que o Curiosos por Natureza é uma complementação do projeto Brincando na Rede. “As crianças, junto com a família, estão confeccionando seus próprios brinquedos em casa com sucatas como caixa de ovos e rolinhos de papel higiênico. Trabalhamos também o fato de que as crianças são curiosas por natureza”, explicou a educadora.

Nos kits montados pelas educadoras as crianças encontram diferentes materiais como folhas, terra, caixas de ovos, rolinho de papel higiênico, barbante, terra preta, semente de plantas, tintas, tampinhas, algodão, giz de cera, pó de serra, isso porque em algumas casas os quintais são cimentados. “As crianças  precisam sentir, tocar, experimentar e vivenciar. Então veio a ideia dos kits para quem não tem esses recursos. A ideia é de que as crianças desenvolvam sua autonomia, aprendam a importância da preservação do meio ambiente, e também adquiram um censo critico”, explicou Andrea.

Atividades

De acordo com o planejamento pedagógico, as crianças estão trabalhando com temas como preservação da natureza e o lixo, animais, plantas e bichinhos do jardim.

O projeto orienta que todas as atividades sugeridas podem ser trabalhadas com musicalidade, contação de histórias, brincadeiras, jogos, teatros, fantoches, dedoches, aquarelas, bonecos dentre outros.

Na primeira semana, no tema preservação da natureza, o objetivo é explicar quais os benefícios de algumas plantas, incentivar a família a plantar uma árvore, construir um brinquedo com materiais recicláveis e ainda realizar junto com os familiares uma gincana da separação de materiais recicláveis como: latinha e garrafas pet.

Na segunda semana, o tema é animais e as crianças vão apresentar figuras e fantoches dos animais, os sons que eles produzem, do que se alimentam, como vivem, se são domésticos ou silvestres.

Na terceira semana, sobre as plantas, as crianças vão apresentar as plantas, suas partes, a importância de seus frutos na nossa alimentação e suas cores.

Na quarta semana, sobre bichinhos do jardim, com o auxílio da família, a criança vai explorar o quintal ou o jardim de casa para descobrir formigas, borboletas, joaninhas, grilos, minhocas, abelhas, centopeias, caracóis, libélulas e outros.  O desafio será construir borboletas e outros bichos usando folhas e galhos, secos ou verdes.

A coordenadora pedagógica da Creche São Mateus, Jucilene Campos de Almeida da Silva, falou sobre o projeto. “Com as atividades propostas nos projetos Brincando na Rede e Curiosos por Natureza a ideia é de que as crianças tenham a percepção do mundo físico, testando o que sabem, tocando, ouvindo, observando, elaborando hipóteses e procurando respostas as suas indagações. Os projetos estimulam a observação, experimentação, manipulação, e são enriquecidos com conversas e ilustrações. Dessa forma elas adquirirem a consciência do contexto em que vivem e se esforçam para entender por meio da interação”, destacou ela.

Resultados

A dedicação dos profissionais tem trazidos ótimos resultados. A participação das crianças e seus familiares ou responsáveis nas atividades remotas, na unidade, alcançou o índice de 90% de devolutivas. “As educadoras são responsáveis por acompanhar pequenos grupos de alunos e seus pais, semanalmente. O índice de devolutivas tem demonstrado uma grande participação e o desenvolvimento dos nossos estudantes”, disse Jucilene.

Adriana da Costa Siqueira, mãe da Ananda Maria, 3 anos, matriculada no Jardim I, é um exemplo disso. Por conta da pandemia, Adriana ficou desempregada. Com isso ela decidiu acompanhar mais de perto a evolução da Ananda.

“Essa creche é maravilhosa. Todas as atividades, todo o apoio que dão aos pais, a entrega do Kit da Alimentação Escolar, tem nos ajudado muito e o carinho que as tias demonstram com as nossas crianças. Minha filha, em pouco tempo na creche tem se desenvolvido muito. Esse é o primeiro ano da Ananda e, desde o início das aulas, estamos recebendo atividades e acompanhamento dos profissionais”, ressaltou.

Chamada para buscar o kit do projeto Curiosos por Natureza, Adriana aproveitou para buscar também o Kit da Alimentação Escolar.