Educação / Cultura Afro

18 de Março de 2014 15h10

Projetos de escolas municipais serão exibidos no Canal Futura

18/03/2014

ROSANE BRANDÃO

Secretaria de Educação

Arquivo

Duas escolas municipais de educação básica de Cuiabá tiveram seus projetos selecionados para participar da temporada 2014 do Programa Nota 10, exibido pelo Canal Futura. Os projetos selecionados relatam experiências realizadas pelas escolas e que estão relacionadas à Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas do país.

A gravação dos programas será nos dias 1º e 2 de abril, nas escolas Floriano Bocheneki e Tereza Lobo, respectivamente.

A série Nota 10 do Canal Futura faz parte do kit pedagógico do Projeto A Cor da Cultura, que traz, além do DVD com a gravação do programa, livros, jogos e CDs. Esse material será distribuído nas escolas públicas de todo o Brasil para auxiliar os educadores em ações educativas.

A escola Tereza Lobo foi selecionada com o projeto que tem como principal atividade a “Mancala”. Segundo a coordenadora da unidade escolar, Nelly Piagentini do Prado, a Mancala é um jogo originário de vários países da África e na escola ele é usado como uma atividade pedagógica.

“Por meio do jogo os alunos aprendem, de forma lúdica, um pouco da história e geografia desses países e a contribuição cultural de cada um para o povo brasileiro”, explica a professora, acrescentando que as diversidades e o respeito ao outro são o ponto forte do projeto.

Na escola Floriano Bocheneki o destaque no programa Nota 10 será o projeto “Áfricas somos todos nós”, que tem como foco a dança, a cultura, culinária e religião afro-brasileira.

Segundo a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Carmem Cinira, que atua no setor de Educação para as Relações Etnicorraciais, a escola tem um papel importante para a disseminação da história e cultura afro-brasileira e esses projetos demonstram que o trabalho nas unidades de ensino de Cuiabá está sendo efetivo. 

A Cor da Cultura – é um projeto educativo voltado para a valorização da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar. É um dos destaques da programação do Canal Futura para oferecer a professores conteúdos teóricos atualizados e pertinentes, bem como uma diversidade de experiências que dinamizam a prática de ensino.

A Cor da Cultura é uma parceria entre a Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro; Ministérios da Educação e da Cultura; Fundação Roberto Marinho, via Canal Futura; e a TV Globo. 

Em Cuiabá, o projeto é desenvolvido nas escolas municipais desde 2010 e inclui também a formação de educadores. Em 2012 e 2013 a equipe de avaliação do projeto esteve em Cuiabá para conhecer e analisar as ações desenvolvidas nas unidades de ensino e foi durante esse processo que as duas escolas foram selecionadas.

Os eixos elencados para a escolha das escolas foram a educação Infantil; juventude; valores civilizatórios afro-brasileiros; saúde da população negra; gestão escolar; diálogo com comunidade escolar; religiosidade (tolerância religiosa); etnociência (foco nas tecnologias); estética negra (como identidade); e gênero.