Educação /

22 de Setembro de 2016 14h20

Projetos de educação ambiental iniciam plantio de árvores em escolas municipais

22/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e utilizar a criança como agente no processo de arborização da cidade, a Prefeitura de Cuiabá está realizando projetos de educação ambiental em escolas municipais, envolvendo os alunos diretamente no plantio de árvores. O lançamento de dois desses projetos foi realizado nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore. 

 Um desses projetos é o “Meu Pedacinho Verde”, que beneficiará as escolas municipais Madre Marta Cerutti, no bairro Bela Vista; Professora Gracildes Melo Dantas, no bairro Altos da Glória; e Senador Gastão de Matos Muller, no bairro Pedra 90. 

 O lançamento do projeto ocorreu na escola Madre Marta Cerutti, onde foram plantadas 16 mudas de árvores, nativas (ipê rosa, branco, amarelo e o pateiro) e frutíferas (caju, acerola, amora). Além do plantio os alunos também assistiram palestras, voltadas para o tema ambiental.

 O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Ação Verde e a Agro Amazônia. 

 A secretária adjunta de Meio Ambiente, Mayra Moraes de Lima, explica que a intenção do projeto é instigar o aluno para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula com a educação ambiental. Segundo ela, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha com vários projetos de educação ambiental nas escolas da rede municipal, entre eles a Gincana Ecológica, que ocorre todos os anos no mês de junho em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. E agora, o projeto Meu Pedacinho Verde vai ampliar o trabalho, colocando o aluno em contato direto com o meio ambiente.

 “Queremos colocar o aluno como principal agente no processo de arborização da cidade, fazendo com que ele entenda a importância dos cuidados com o planeta. Ele terá o compromisso e a responsabilidade com o plantio e os cuidados com a árvore durante toda a sua fase inicial. Além disso, o aluno será incentivado a fazer o plantio também em sua casa e em seu bairro, envolvendo toda a família nesse processo”, disse Mayara Moraes. 

 Conforme a secretária municipal de Educação, Marioneide kliemaschewsk, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e de vários outros benefícios para a saúde, o projeto também deixará as escolas com um visual mais bonito e atrativo. “Precisamos devolver a Cuiabá o título de cidade verde e esse processo de arborização, envolvendo as escolas, será fundamental para conquistarmos isso”, disse a secretária. 

 A diretora de Gestão Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Valdicleia Santos, idealizadora do projeto, explica que a ação não ficará apenas no plantio, cada turma terá a responsabilidade em cuidar de uma árvore plantada. “Vamos monitorar todo esse processo e no final do ano vamos avaliar qual escola e qual turma se saiu melhor nos cuidados a árvore”. 

 “Fazer o aluno colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, com certeza melhora muito o processo de aprendizagem”, disse a diretora da escola, Miraci Rodrigues.

 “Estamos ajudando a nascer uma nova vida. E essa árvore vai trazer muitos benefícios para nós, como respirar melhor, desfrutar de seus de frutos e ainda a ter uma escola muito mais bonita”, disse a aluna Danielle Cristina da Silva Castro, 11 anos. 

 O plantio na escola Professora Gracildes Melo Dantas será no dia 27, às 8h30, e na escola Senador Gastão de Matos Muller no dia 30, também às 8h30.

 Projeto Setembro Verde  

 Outro projeto que também foi lançado no Dia da Árvore foi o “Setembro Verde”, que objetiva também o plantio de árvores nos pátios das unidades de ensino. O projeto é realizado em parceria com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente. 

 O lançamento ocorreu na Escola Municipal Carlos Alberto Reyes Maldonado, no bairro Jardim Imperial. “Nossos alunos estão aprendendo desde cedo sobre a importância de cuidar do meio ambiente e que essas ações vão garantir um planeta mais sustentável e, consequentemente, um futuro melhor para todos nós”, disse a diretora da escola, Vânia Cristina Venega.

 Conforme explicou o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, a princípio, o projeto beneficiará 15 unidades educacionais da rede municipal, com 58 mudas cada uma. Mas o projeto poderá ser ampliado para outras unidades. “Essa é uma ação de extrema importância, pois além de todos os benefícios ambientais, essas árvores, posteriormente, vão fazer sombras e dar frutos aos alunos dessa escola”, disse o conciliador.

 Durante o evento alunos da educação infantil fizeram apresentações culturais em homenagem ao Dia da Árvore. Participaram também do evento alunos do CMEI Manoel de Barros, que fica ao lado da escola. Eles participaram de várias brincadeiras e atividades coordenadas pelo Juvam.

 Participaram ainda da cerimônia o ambientalista da Secretaria de Serviços Urbanos, Abel Nascimento e o sargento da Polícia Ambiental do Juvam, Gilberto da Costa Souza.