Educação / Setembro com Mais Educação

19 de Setembro de 2014 16h18

Projeto Setembro com Mais Educação reúne mais de 1,2 mil alunos no bairro Campo Velho

19/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A praça do bairro Campo Velho ficou pequena para abrigar os 1,2 mil alunos presentes nesta sexta-feira (19) para as apresentações do Programa Mais Educação. Alunos, professores e pais prestigiaram o evento, intitulado “Setembro com Mais Educação”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração aos seis anos de implantação do programa nas escolas da rede municipal. 

Alunos de 19 escolas da regional Leste se apresentaram, exibindo uma parcela das oficinas que são oferecidas pelo programa nas escolas. “A nossa intenção era reunir alunos, pais e a comunidade nessa grande festa, proporcionando essa interação entre as escolas. Além disso, é uma oportunidade de apresentar aos pais e à comunidade o resultado do programa Mais Educação”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O programa Mais Educação beneficia 16,4 mil alunos de 80 escolas municipais de Cuiabá. “Com esse número de escolas, não seria possível em um só dia mostrar todo o potencial dos alunos, por isso dividimos o evento em quatro etapas, uma em cada regional de Cuiabá”, explicou a secretária-adjunta de Educação, Marioneide Kliemaschewk. 

As escolas da regional Leste que se apresentaram foram a Antônio Ferreira Valentin (samba de roda); Maria da Glória (dança); Tereza Lobo (dança) Helio de Souza Vieira (dança e judô); Celina Fialho (dança); Henrique da Silva Prado (dança de rasqueado); Filogônio Correa (dança e judô); Maria Ambrosio (Hip Hop); Dom Bosco do Praeirinho (Carimbó); Doutor Fábio (dança rasqueado); Silvino Leite de Arruda (dança siriri); Quintino Pereira de Freitas (dança puxada de rede); Orlando Nigro (dança rasqueado); Agostinho Simplício (maculelê); Elza Luiza (capoeira); Guilhermina de Figueiredo (dança flamenca); Santa Cecília (carimbó); Irmã Maria Betty (maculelê); e José Luiz de Borges Garcia (dança). 

Muitos pais fizeram questão de acompanhar os filhos e prestigiar esse momento tão especial para eles. “Sempre que posso estou presente e acompanhando, pois acredito que a presença da família é muito importante, tanto para as crianças como para nós, pais, para conhecermos o que nossos filhos estão aprendendo na escola. E eu posso afirmar que o trabalho é muito bom”, disse o administrador João Batista, pai do aluno João Augusto, 7 anos, da escola Santa Cecília. 

O agente administrativo Luiz Bispo levou toda a família para prestigiar o evento em que a filha Yasmim Gabriely, 9 anos, se apresentou. Aluna da escola Tereza Lobo, Yasmim participa de várias oficinas, entre elas, de dança, judô, apoio pedagógico e informática. “Participar das oficinas contribuiu para que ela melhorasse no aprendizado e ser mais disciplinada”, disse Luiz Bispo.

Além das apresentações culturais, o evento contou com uma exposição de trabalhos realizados pelas escolas, por meio do Programa Escola Aberta.