/ Cuiabá sem Fumaça

24 de Agosto de 2016 10h13

Projeto orienta sobre os perigos que a fumaça causa à saúde

24/08/2016

Rosane Brandão

Jorge Pinho

 

Reduzir as queimadas e os incêndios e, consequentemente, amenizar os problemas que a baixa umidade relativa do ar causa para a saúde. Esse é o objetivo do projeto “Cuiabá sem Fumaça”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

O projeto foi apresentado para as escolas nesta segunda-feira (22) com uma palestra proferida pelo aspirante Emanuel, do Corpo de Bombeiros. Cada escola foi representada por um facilitador, que levará o material apresentado para sua respectiva unidade para ser trabalhado com os alunos em sala de aula.

Todos os alunos, a partir do 5º ano, das escolas municipais serão beneficiados com o projeto. No entanto o trabalho terá maior ênfase nas unidades localizadas nos bairros onde é detectado o maior número de focos de incêndio.

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destaca que o principal objetivo do projeto é garantir a melhoria da qualidade de vida da população e os alunos terão papel importante nessa ação, pois serão os multiplicadores, levando as orientações e informações sobre os perigos e as consequências dos incêndios e queimadas aos seus pais e vizinhos.

“Sabemos que a fumaça, provocada pelas queimadas, causa danos à saúde, principalmente de crianças e idosos, e a cada ano esses problemas se agravam cada vez mais. Não podemos ficar inertes diante desses problemas. Precisamos fazer a nossa parte”, disse a secretária.

Durante a palestra, o aspirante Emanuel destacou quais os agentes responsáveis pelos incêndios e queimadas; explicou quais as doenças causadas e como se comportar diante de um incêndio e de uma queimada e quais providências podem ser tomadas para combater ou amenizar o problema da baixa umidade relativa do ar.

O bombeiro lembrou que este ano o período proibitivo das queimadas para a limpeza e manejo de áreas vai de 15 de julho a 15 de setembro. Segundo ele, a escassez de chuva nesse período resulta na umidade relativa do ar muito baixa e o clima seco, favorecendo o início dos focos de incêndio.

“Um dos agentes responsáveis pelas queimadas é o cigarro, eles causam faíscas que são levadas pelo vento, resultando nas queimadas com grandes estragos. Na maioria dos casos, só vamos ter conhecimento das queimadas quando elas estiverem fora de controle”, disse o aspirante.