Educação / CIDADANIA

21 de Setembro de 2017 15h52

Projeto leva alunos da rede municipal a visitar pontos históricos da capital

21/09/2017

LINA OBAID

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O projeto Viver Cuiabá: Rumo aos 300 anos” foi lançado pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (21), na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Profª Maria Dimpina Lobo Duarte, na região do coxipó.

A iniciativa, fruto da parceria entre as secretarias de Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi criada para valorizar a memória e os espaços da capital mato-grossense. A proposta é levar alunos da rede municipal a visitar alguns pontos turísticos de Cuiabá, para gerar a reflexão sobre passado e presente, a fim de compreender melhor as transformações que acompanhara a história local.

O prefeito Emanuel Pinheiro explica que esta é uma oportunidade de interligar e integrar todos os lados de Cuiabá, uns aos outros.

“Com esta iniciativa, agora os cidadãos passam a conhecer a Cuiabá por inteiro e com propriedade, com todo o carinho que ela merece. Quem mora lá em um bairro extremo vai passar a conhecer de fato estes pontos, que fazem parte da nossa querida Cuiabá, e não apenas pela tevê. Então, nós queremos dar oportunidade a estas pessoas para juntos, formar uma Cuiabá melhor, rumo aos 300 anos”, esclareceu.

Para a secretária-adjunta de Educação municipal, Prof.ª Edilene Machado, a Cultura e Educação são aliadas. “Por meio deste grande projeto nós acabamos por promover a consciência dos pequenos, para a nossa capital, nos âmbitos cultural, social, pedagógico e ambiental. É um trabalho concreto, que promove a formação do caráter dessas crianças, de forma completa. E Cuiabá precisa deste resgate, precisa que não só os mais antigos, mas os mais novos também conheçam a sua história, a nossa história”, explicou.

O ônibus climatizado, tem disponibilidade para 40 passageiros, e conta com dois monitores explicando os roteiros. As escolas poderão solicitar o uso do ônibus três vezes por semana e duas vezes por semana atenderá a comunidade. O programa conta com a parceira das Secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

Entre os meses de setembro e outubro, nove escolas da rede municipal farão os passeios, em um ônibus climatizado, com aulas explicativas sobre a história e importância de cada local, pelo percurso.

 

Confira os lugares a ser visitados:

1- Parque Mãe Bonifácia

2 - Orla do Porto

3 - Parque Tia Nair

4 - Parque Okamura

5 - Parque das Águas

6 - Parque Zé Bolo Flô

7- Horto Florestal

8 - MISC

9 - Museu Ramis Bucair

10 - Museu da Caixa d’água Velha,

11 - SESC Arsenal

12 - Museu do Índio (UFMT)

13 - Casa do Artesão

14 - São Gonçalo Beira Rio

15 - Quintal da Cultura     

  

Confira as escolas contempladas com o passeio:

1 - Maria Dimpina Lobo Duarte

2 - Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon

3 - Ranulpho Paes de Barros

4 - Constância Figueiredo Palma - Bem Bem

5 - Jescelino José Reiners

6 - Floriano Bocheneki

7 - Raimundo Conceição Pombo da Cruz

8 - Hilda Caetano de Oliveira Leite  (Escola do campo)

9 - Orzina de Amorim Soares