Educação / LIVRO DE RUA

25 de Outubro de 2018 13h02

Projeto já distribuiu em três anos, 9 mil exemplares de diversos gêneros e autores

25/10/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29/10), a Prefeitura de Cuiabá, Secretaria Municipal de Educação e as Bibliotecas Saber com Sabor realizam nos dias 29, 30 e 31, das 13 às 21 horas, na Vila Cuiabana, na Orla do Porto, a 3ª Edição do Projeto Livro de Rua. O objetivo da iniciativa é levar conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e leitura para crianças, jovens e adultos. Por meio do projeto, cerca de 9 mil livros já foram distribuídos em três anos do projeto.

Nesta edição serão disponibilizados cerca de 3 mil exemplares de diversos gênero e autores para disseminação e divulgação dos espaços de leitura existentes na Capital.

“Os livros disponibilizados durante o evento são oriundos de doações da população. Com o projeto Livro de Rua pretendemos atingir o maior número de pessoas possíveis”, explicou a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

A iniciativa visa também a formação de um público leitor, despertando nas pessoas e especialmente nas crianças e jovens o gosto pela leitura por meio do contato direto com livros, gibis e revistas. “Nosso objetivo é a formação de estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação de vários gêneros textuais”, completou Edevair Pereira.

 

Projeto

O Livro de Rua é um projeto inspirado no conceito bookcrossing, criado nos Estados Unidos no começo dos anos 2000, que defende a ‘libertação de livros’.

“O movimento busca quebrar o paradigma de uma biblioteca tradicional, onde os livros ficam ‘presos’ às prateleiras. Como diz o ditado, ‘livros não tem pernas’ então os exemplares são levados até aqueles que têm interesse e depois repassados a outros leitores”, contou a coordenadora.

A programação da 3ª Edição do Livro de Rua contará com várias atividades culturais além de doações e recebimento de doações. O local terá espaço para leitura, contação de histórias, desenho e pintura, entrega de kits de livros e outras atividades.

 

Saiba mais

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810.

Em Cuiabá, existem seis bibliotecas Saber com Sabor e dois pontos de leitura, um na Secretaria Municipal de Educação (SME) e na comunidade de Aguaçu.  

A Capital possui ainda uma Biblioteca Municipal, a Manoel Cavalcante, localizada na Secretaria de Cultura e uma Biblioteca Estadual, a Estevão de Mendonça, localizada no Palácio da Instrução.

Em 2018, as bibliotecas Saber com Sabor realizaram 8 mil empréstimos de livros e foram frequentadas até este mês por um público de 25 mil pessoas. As bibliotecas possuem 2.463 cadastros ativos.

 

Serviço

3ª Edição do Projeto Livro de Rua

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Hora: 13h às 21 horas

Local: Vila Cuiabana, na Orla do Porto