Educação / SEGUNDA ETAPA

21 de Abril de 2018 10h04

Projeto Escola 300 vai revitalizar e climatizar unidades escolares municipais

21/04/2018

ROBERTA PENHA

Luiz Alves

Arquivo

Entre os vários projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), na gestão do secretário Alex Passos, um dos mais desafiadores e importantes é o “Escola 300”. O projeto, que faz parte do conjunto de ações de humanização da Educação municipal, beneficiará mais de 50 mil alunos do ensino Infantil e Fundamental da Capital. 

Nessa nova etapa do projeto Escola 300, está prevista para este mês a retomada da reconstrução de cinco unidades educacionais que estavam com as licitações paralisadas, mas que já foram regularizadas. As unidades que serão reconstruídas são Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ana Tereza Arcos Krause, EMEB José Torquato, EMEB Maria Eunice, EMEB Maria Dimpina e EMEB Irmã Maria Betty. Destas escolas que passarão pela reconstrução, uma das mais esperadas é a EMEB Irmã Maria Betty, que pegou fogo em 2014 e depois disso não passou por nenhuma reforma. “A gestão Emanuel Pinheiro assumiu em 2017 e na LOA não tínhamos previsão para as obras destas unidades. Para este ano o prefeito alocou  recursos para que tenhamos condições de começarmos a reconstrução”, explicou o secretário de Educação, Alex Passos. Ainda dentro desta etapa, está prevista a reconstrução parcial de nove unidades a partir de maio deste ano. 

Além disso, o projeto prevê a construção de mais duas EMEBs e seis Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), sendo que dois serão entregues ainda este ano e os outros seis tiveram os processos de licitação retomados. Também consta no projeto Escola 300 o detalhamento dos serviços de manutenção predial e de equipamentos de baixa, média e alta complexidade, bem como a manutenção rotineira de ar condicionado, bebedouro, fossa e serviço de dedetização das unidades escolares. 

A segunda etapa do projeto Escola 300 está focada na climatização e humanização das escolas e creches municipais. Estão previstas também a colocação de telhado em telha termo acústica, substituição total da estrutura metálica e da estrutura elétrica em 66 unidades. Esse mesmo trabalho será feito parcialmente em outras 44 unidades escolares. Segundo informações da equipe de Obras da SME, esta nova estrutura de telhado é bastante vantajosa pois é isotérmica, não permite goteiras, não necessita de forro PVC,  e tem uma durabilidade média de 25 anos permitindo a climatização das unidades educacionaia.

A climatização de 100% das unidades escolares do município é aliás o grande objetivo a ser alcançado ao final da segunda etapa do projeto. Serão instalados mais de mil aparelhos de ar condicionado em 131 escolas da rede. “Só para a climatização faremos um investimento de 45 milhões de reais, oriundos de recursos federais, municipais e emendas parlamentares”, revela o secretário.