Educação /

22 de Agosto de 2014 17h40

Projeto da escola Darcy Ribeiro leva alunos a Vila Bela da Santíssima Trindade

22/08/2014

ROSANE BRANDÃO

A escola municipal de educação básica Senador Darcy Ribeiro, do bairro Jardim Industriário, promove neste final de semana (23 e 24) uma aula de campo para os alunos do 8º ano no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso. A aula de campo integra as atividades do projeto “Conhecendo Nossas Raízes”, desenvolvido pela escola de forma interdisciplinar.

A aula de campo inclui roteiros turísticos na cidade, entre eles nas ruínas, Rio Guaporé e Cachoeira dos Namorados, além de entrevistas com moradores.

No sábado à noite, os alunos participam de um sarau na praça da cidade sob a coordenação dos educadores do Programa Mais Educação.

Segundo a articuladora do Mais Educação, Aparecida Anderson, a escola Darcy Ribeiro vem buscando ao longo de seu processo histórico inserir de forma eficaz em sua matriz curricular a importância do conhecimento da cultura e história africana e o projeto propicia aos alunos a experimentação de um período da história colonial vivenciada no país. “Realizar essa aula de campo é promover a construção de nossa identidade e respeito e agradecimento pelo que somos”, observou a articuladora.

Por meio do programa Mais Educação a escola já promoveu aulas de campo para os alunos na Aldeia Bakairi, localizada no município de Paranatinga; na Fazenda Jacobina, em Cáceres; no quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento; e no município de Mimoso.

O projeto envolve as disciplinas de Geografia, História, Ciências, Matemática e Educação Física. Para os professores de geografia, Samuel Arruda, e de história, Rita de Cássia, levar os alunos para conhecer a cidade de Vila Bela será uma forma de reafirmação cultural, uma vez que o local possui características singulares que fizeram de Mato Grosso um estado rico em potencial turístico e cultural.

A aluna Stefany Lorrayne Neves, 13 anos, diz que a sua turma estudou sobre a cidade durante três semanas e está muito ansiosa para conhecer de perto o que aprendeu na prática.

O aluno Wanderson Estevão Ferreira de Souza, 13 anos, diz que também está ansioso para conhecer a primeira capital de Mato grosso. “Teremos mais conhecimento sobre a cultura dessa cidade linda. Essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de ir a uma aula de campo em outra cidade e quero dar valor nisso”.

O aluno Henrique Carvalho Lima, 13 anos, diz que sua expectativa é conhecer sobre a cultura, as danças e o rio Guaporé. “É um privilégio ir para Vila Bela”.