/ 300 MOTIVOS PARA SORRIR

17 de Outubro de 2019 09h10

Projeto Cuiabá Sempre Criança prossegue nesta quinta-feira com atividades na Praça do Pedra 90

17/10/2019

ADÃO DE OLIVEIRA E MARIA BARBANT

Assessoria

Alunos de 15 unidades educacionais da Regional Sul da capital participam, nesta quinta-feira (17), das atividades em comemoração a semana da criança. O projeto Cuiabá Sempre Criança, 300 Motivos para Sorrir, da Prefeitura de Cuiabá, vai levar a 10 mil crianças na faixa etária dos 2 aos 5 anos, matriculados em unidades de creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) que oferecem Jardim I e II, Pré Escola I e II, momentos de muita diversão e entretenimento.

O projeto foi aberto nesta quarta-feira (16), na Regional Oeste, no ginásio do bairro Coophamil, localizado no espaço do IDEAES - Instituto para o Desenvolvimento Econômico Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso. As atividades do projeto infantil pedagógico reuniram no primeiro dia, mais de 900 alunos que se divertiram com brincadeiras, personagens infantis, contos de histórias, teatro, musica e, para adoçar a brincadeira, muito algodão doce, pipoca, e lanche a vontade.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que a ação,  inédita no município, vem ao encontro da proposta da gestão Emanuel Pinheiro, de uma gestão humanizada e valorização da família cuiabana. “Recebemos uma missão do prefeito Emanuel Pinheiro de coordenar uma maratona de atividade infantis e usamos a imaginação para colocar essa brincadeira junto com os 300 anos de Cuiabá, num momento em que a Educação passa por uma verdadeira revolução e sempre tendo em mente, deixar nossa  cidade mais leve, alegre”, disse Alex Vieira Passos.

Com atividades lúdicas e principalmente, usando mais o riso, as mãos, as palavras, o jogo de damas, o elástico e amarelinha o projeto resgata um pouco das antigas brincadeiras. Uma equipe de 20 pessoas, entre monitores, músicos e pessoal de apoio, além de 30 técnicos da Secretaria de Educação estão envolvidos no projeto.

Marcela Rezende Guimarães Martins, líder de equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, acompanhou as atividades e falou sobre a importância de iniciativas como essa, para o crescimento e formação das crianças. “É direito da criança brincar e, sair da rotina do ambiente escolar e ser protagonista de um outro espetáculo, contribui para o seu desenvolvimento integral  ”, destacou Marcela lembrando o  impacto positivo da iniciativa, principalmente em regiões carentes da cidade.

As atividades do projeto  acontecem até o dia 23,  quando serão encerradas na Regional Norte, reunindo alunos de 18 unidades educacionais  da região. A programação envolve show musical com a banda infantil Caixa de Brinquedos, troupe de palhaços e muita diversão.

Nesta sexta-feira (18) o projeto continua na Regional Sul, na EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo, na Rua dos Pardais, s/n, no bairro Parque Ohara, nos períodos da manhã e a tarde, das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas. Na segunda-feira (21) as atividades vão acontecer na Regional Leste, na EMEB Madre Marta Cerutti e na terça-feira (22), também na Regional Leste, no ginásio do Complexo Esportivo Dom Aquino, sempre nos mesmos horários.