Educação / Além da sala de aula

18 de Junho de 2016 09h15

Projeto busca fortalecer as relações entre pais e filhos

18/06/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Fortalecer o relacionamento familiar, buscando desenvolver relações mais saudáveis entre filhos e pais. É com esse objetivo que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá e o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, está implantando nas unidades educacionais da rede municipal o projeto “Escola de Pais – Equilíbrio entre o amor e o limite”. 

O projeto está dividido em duas etapas. A primeira foi realizada entre os dias 15 e 17, com a formação dos multiplicadores que vão trabalhar diretamente com os pais nas escolas polos. 

A psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lídia Weber, coordenou esta etapa, que foi divida em oito encontros. Esses encontros abordaram os seguintes temas: Princípios da Aprendizagem; Relacionamento Afetivo e Envolvimento; Regras e limites; Consequências para Comportamentos Adequados; Consequências para Comportamentos Inadequados; Voltando no Tempo; e Autoconhecimento e Modelo; além da palestra “Relações entre Práticas Parentais e Comportamentos, Problemas dos Filhos - Drogas, Delinquência, Depressão, Agressividade", proferida por Lídia Weber. 

Conforme a psicóloga, educar os filhos no mundo atual é muito mais difícil do que décadas atrás, pois hoje o mundo está muito mais perigoso e complexo. Além disso, os pais têm menos tempo para estarem com os filhos. No entanto, é preciso fortalecer esses laços, pois o envolvimento dos pais na vida dos filhos é extrema importância para evitar problemas futuros, entre eles os comportamentais.

“Os pais precisam entender que são parte dos seus filhos e não dá para educá-los de qualquer maneira e nem só de vez em quando, ou seja, tem que se envolver completamente. Sem dúvida nenhuma temos que investir cada vez mais na família”, observa Lídia Weber.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o projeto busca resgatar a importância da família na educação das crianças, levando conhecimento e auxílio aos pais para que possam agir na educação dos seus filhos, mantendo o equilíbrio entre o amor e o limite. “Este projeto visa resgatar e a valorizar a formação humana num contexto muito maior e mais amplo, pois entendemos que a educação não é apenas o ato de transmitir conhecimento, mas também de transmitir valores, buscando formar cidadãos bem resolvidos afetivamente”. 

Para a juíza Gleide Bispo, esse é um dos projetos mais importantes já desenvolvidos pela 1ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, pois uma das maiores angústias relatadas pelos pais ao órgão é justamente a dificuldade em educar e controlar os filhos. “Os pais têm muita dificuldade na colocação de limites para seus filhos e o projeto tem por finalidade orientá-los na criação e na educação dessas crianças”. 

Todos as 160 unidades educacionais da rede municipal (creches, escolas e centros municipais de educação infantil) serão beneficiados com o projeto. 

Para a diretora da escola Francisco Pedroso, Elizabet Mikuni, que passou pela formação e será uma das multiplicadoras, a presença dos pais na vida educacional do filho precisa ser fortalecida e essa parceria com a escola vai proporcionar isso. “Estou muito confiante no sucesso desse projeto, acredito que ele será um meio de resgatar o papel da família dentro do contexto educacional das crianças”, observa a diretora. 

Na segunda etapa do projeto os multiplicadores vão trabalhar diretamente com os pais. Essa etapa será dividida em oito reuniões, sendo duas no mês de julho, quatro em agosto e duas no mês de setembro.