Educação / “Bincadiquê?”

22 de Agosto de 2014 09h24

Projeto “Bincadiquê?” oferece formação continuada a professores de educação infantil

22/08/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Pelo menos 40 professores de 11 unidades de educação infantil da rede municipal estão recebendo formação continuada por meio do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na Escola”. A realização do projeto é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Cuiabá com a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista da Infância, e o Instituto HSBC de Solidariedade.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda Mendes, explica que o projeto Brincadiquê? ocorre por meio de formação presencial dos professores, dividida em 10 encontros com oito horas cada. Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21) foi realizada a primeira etapa de formação dos educadores em Cuiabá.

“A formação tem por objetivo apresentar ao educador da educação infantil meios para promover o direito de brincar com criatividade e qualidade”, disse a diretora.

O conteúdo aplicado nas formações é baseado nas Diretrizes do Plano Nacional Pela Primeira Infância da Convenção sobre Direitos das Crianças e no conhecimento sistematizado pela Rede Marista.

Rede Marista – presente no Brasil desde 1897, o grupo é uma instituição que se divide em unidades administrativas, entre elas o Grupo Marista. Atua nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins lucrativos. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes.