Educação / Avanço

16 de Setembro de 2016 10h47

Projeto beneficia 85 escolas municipais com serviços gratuitos de TV a cabo e internet

16/09/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Pelo menos 25 mil alunos de 85 escolas da rede municipal de Cuiabá serão beneficiados com os serviços gratuitos de TV a cabo e internet banda larga. A ação faz parte do projeto Educonexão, iniciativa do Grupo América Móvel, que visa a formação de professores para o uso de tecnologia digital com os alunos em sala de aula.

O projeto será implementado na rede municipal de educação de Cuiabá, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo América Móvel, por meio do Instituto Crescer. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (15) durante solenidade realizada na Secretaria Municipal de Educação.

Conforme destacou a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, esse é um grande investimento que está sendo feito na educação de Cuiabá. Segundo a secretária, a tecnologia digital possibilita avançar e melhorar o aprendizado, pois as aulas podem se tornar mais atraentes e o aluno obterá muito mais conhecimento.

“Esse projeto contribuirá para inserir os alunos e profissionais no mundo globalizado e da era da informação. Sabemos que muitos alunos não tem internet em casa, principalmente os que moram em bairros da periferia, e a tecnologia é uma realidade que ainda está muito distante deles. Essa será mais uma estratégia do município para possibilitar melhorias na educação”, observou a secretária.

A secretária destacou ainda que os materiais e aparelhos instalados ficarão sob a responsabilidade das escolas, que assinarão um termo de responsabilidade de guarda e uso dos equipamentos. 

O gerente de Operações do Grupo América Móvel, Daniel Lacreta, informou que o projeto Educonexão já beneficiou 30 municípios do país e Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso a firmar a parceria. 

“O grupo usa a sua tecnologia para contribuir com a melhoria da educação no país. E o projeto não oferece apenas os serviços de internet e TV a cabo, mas muito mais que isso. Em Cuiabá vai oferecer também a capacitação em tecnologia digital para 62 profissionais da educação. Com essa formação, os professores vão aprimorar o uso de ferramentas que envolvam a tecnologia digital e depois aplicar em sala de aula”. 

A representante de Responsabilidade Social Corporativa do Grupo América, Rosália Diniz, destacou que a escolha das escolas de Cuiabá para implantação do projeto foi pela importância da cidade no contexto nacional e pelo trabalho que o município vem realizando no setor da educação. “O instituto trabalha com responsabilidade social, pois entendemos que é através da educação, cultura e cidadania que a gente muda o mundo pra melhor. E se cada um fizer um pouquinho vamos contribuir para o crescimento do país. Nós estamos fazendo a nossa parte”, disse Rosália Diniz. 

A técnica do Instituto Crescer, Luciana Maria Allan, enfatizou que a entidade atua há 16 anos na formação de professores em todo o país e agora inicia o trabalho em Cuiabá. “Sem dúvida nenhuma a tecnologia colabora para a melhoria da educação e o Instituto trabalha com o intuito de buscar novos caminhos para a melhoria do ensino no país”, disse a diretora.

O curso de formação terá carga horária de 80 horas, divididos em quatro encontros presenciais. A formação vai abordar os seguintes temas: Tecnologias digitais para apoio ao ensino de história e ciências; O trabalho com jogos digitais educativos; As tecnologias fomentando a leitura e a escrita.

Os 62 profissionais, que receberão a formação, serão os multiplicadores em suas respectivas unidades.

A diretora da escola municipal Esmeralda de Campos Fontes, Alaís Bulhões, disse que a escola já possui laboratório de informática e o envolvimento dos alunos nas aulas é muito grande e agora, com a melhoria do sinal da internet, as aulas serão bem mais atraentes.

“Com a implantação do projeto o professor poderá aplicar aulas mais dinâmicas e interessantes, envolvendo muito mais os alunos, pois eles poderão explorar a parte de pesquisa. Além disso, com a formação os professores poderão acompanhar essa nova geração de alunos, que tem na tecnologia digital sua principal fonte de conhecimento”. 

Para a diretora da escola Ana Tereza Arcos Krause, Olinda Gonçalves, o projeto vai possibilitar ter um laboratório de informática mais estruturado. “Todos os nossos 900 alunos, desde a educação infantil até o 6° ano, já presenciam aulas com o uso dos tabletes e esse projeto vem somar e melhorar ainda mais nosso trabalho”, disse a diretora.

Os profissionais presentes assistiram uma palestra com o tema “Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”, proferida pela professora doutora em Educação e diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Maria Allan.

A rede municipal de Educação de Cuiabá possui 161 unidades educacionais, entre escolas, creches e centros municipais de educação infantil. Primeiramente, serão beneficiadas 85 unidades, no entanto, esse atendimento será ampliando para as demais unidades educacionais conforme a expansão de rede nos bairros.