Educação / SUGESTÃO DE PAUTA

03 de Julho de 2018 14h31

Programa Saúde na Escola leva qualidade de vida aos alunos do CEEI Portal da Fé

03/07/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), na CEEI Portal da Fé, no bairro Pedra 90, a quarta edição do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Educação e de Saúde de Cuiabá, e tem como meta atender aproximadamente 10 mil alunos de 24 unidades educacionais, entre creches, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

Nesta quarta edição, o atendimento aos 250 alunos será realizado das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, nos dois dias. Serão oferecidos serviços e orientações em relação à saúde bucal e nutricional, triagem e avaliação da acuidade visual, aferição de pressão arterial, aplicação de verminose, verificação da situação vacinal e palestras.

Além dos serviços, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano/Horto Florestal “Tote Garcia”, a unidade educacional vai ganhar um novo espaço com o plantio de 80 mudas de árvores frutíferas e ornamentais.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, explicou que o programa segue as orientações do prefeito Emanuel Pinheiro, buscando uma gestão cada vez mais humanizada e inclusiva, beneficiando quem mais precisa, com ações que enfrentem as vulnerabilidades trazendo qualidade de vida e o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes de zero aos 15 anos.

“Nossa proposta é promover o bem-estar dos alunos e de suas famílias, nas quatro regionais da Capital. Nesse sentido foram definidas as unidades consideradas prioritárias, por estarem localizadas em bairros com grande número de famílias atendidas por programas sociais, e com o apoio das equipes do Programa Saúde da Família, promovemos a prevenção e levamos informações importantes sobre saúde e qualidade de vida”, destacou Passos.

Desde que teve início, em março, o mutirão do programa Saúde na Escola já atendeu mais de 1,8 mil alunos da rede pública municipal de Cuiabá, nas EMEB Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Colorado I, EMEB Orzina de Amorim Soares, no bairro Jardim Vitória e EMEB Orlando Nigro, no Pedregal.

SERVIÇO

O que: 4º Mutirão do Programa Saúde na Escola

Quando: quarta e quinta-feira, dias 4 e 5 de julho, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas

Onde: CEEI Portal da Fé, Linha 18, Chácara 02, Rua Frei Querino, nº 222, 2ª etapa do bairro Pedra 90

Abertura do Mutirão: quarta-feira (4), às 9h